Opinião

Marcas portuguesas que fazem parte da nossa vida VIII - Viva a marca

Marcas portuguesas que fazem parte da nossa vida VIII - Viva a marca
Se por um lado a internet e as compras à distância imperam cada vez mais junto do público, por outro assistimos actualmente a uma necessidade crescente de experimentar in loco, ao vivo e a cores os produtos e as marcas que pretendemos comprar.

sexta-feira, 03 agosto 2012 11:05


Neste sentido, já não chega hoje em dia adquirir um bom produto, é crucial sentir a marca, os produtos, os cheiros e os sabores ou seja, estabelecer relações afectivas fortes com o produto e com a marca, isso é sem dúvida um factor decisivo na hora da compra.


No jogo da oferta e da procura, a marca que melhor se apresentar e que mais relações conseguir criar com o público, ganha a partida.


E como em todos os relacionamentos, é preciso ser sexy desde o primeiro minuto, e manter a chama acesa para que a relação seja duradoura e continue a dar frutos por muito e muito tempo.
Afinal então qual a receita para que marca e consumidor sejam felizes para sempre? Existe alguma fórmula que garanta o sucesso de uma marca?


O caminho é longo, é um facto, e exige muita dedicação, paixão e esforço à mistura. E sobretudo, muita coerência e originalidade na hora do encontro com o público para que este se sinta apaixonado pela marca e por aquilo que temos para oferecer. Isto quer seja o primeiro encontro ou o milésimo, não importa.


Um grande exemplo desta capacidade de seduzir é a Renova. Já aqui falamos da marca há algum tempo atrás e voltamos a referi-la pela sua capacidade surpreendente de se renovar e de ir sempre mais além.
Se há alguns artigos atrás o papel higiénico mais sexy do mundo foi o tema central, agora é o “The sexiest WC on earth” que nos chama a atenção e nos faz tirar o chapéu.


Coerente com o posicionamento da marca e com aquilo que ela tem para oferecer, a Renova volta a dar vida a algo até então tido como certo e mais, a um “produto” que tinha até uma imagem muito negativa nas nossas cabeças: a casa de banho pública. Se a Renova veio revolucionar a forma como encaramos as nossas casas de banho, é a vez das casas de banho públicas ganharem um toque de charme. E mais, quando pensávamos que a Renova tinha já inovado, surge a marca com mais um passo que nos faz acreditar que não há efectivamente limites para a imaginação.


“The sexiest WC on earth” invadiu há pouco tempo o Terreiro do Paço num espaço que pretende ser muito mais do que uma casa de banho. Promete surpreender pela cor, pelos aromas e pelas escolhas musicais que o transformam numa “encenação inédita que pretende seduzir”.  Juntando a isto, a marca revestiu o espaço com mais de 5 mil peças de madeira diferentes, adaptou um lavatório numa enorme instalação vanguardista e disponibilizou mais de 300 rolos de papel higiénico à escolha. Tudo pensado ao pormenor para atrair o público e transformar a neutra e até por vezes desagradável experiência de usar um destes espaços, num momento único para recordar.


O espaço conta ainda com uma galeria de arte  que acolhe exposições temporárias e uma loja onde são vendidos vários produtos da marca.


É efectivamente possível neste espaço experimentar não só o produto como, muito importante, a marca. Através de toda a encenação criada, os valores da Renova sentem-se, ganham vida, forma, cores e cheiros.


Tudo boas razões que fazem da Renova uma marca que efectivamente sabe como ser original não só no produto, mas nas experiências que partilha com o público. Porque ter um bom produto não chega, é imperativo que exemplos destes sejam o pontapé de partida para uma era de criatividade e inovação em Portugal.*

 

*Artigo escrito ao abrigo do antigo acordo ortográfico.

 

Fonte: Portugal Brands

terça-feira, 07 agosto 2012 11:01

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