Opinião

Online Marketing: os primeiros passos

Online Marketing: os primeiros passos

"Perante o lançamento de um website ou App, os fundadores de qualquer empresa de internet encontram-se face ao desafio de tornar o seu produto conhecido e, consequentemente, gerar visitantes. O Marketing tem um papel importante desde o início". Robert M. Maier, fundador e diretor da Visual Meta e da ShopAlike.pt, considera que existem cinco passos fundamentais a dar no Online Marketing.

terça-feira, 07 maio 2013 12:01

 

"1º Passo: Relevância
Uma boa base para uma estratégia de Marketing a longo prazo, com alvo definido e de sucesso é ter um bom produto, cujo valor acrescentado lhe permite um maior reconhecimento dos seus usuários. A relevância para os clientes é fundamental para que eles voltem ao seu site, bem como para perceber qual o seu valor para a empresa (Customer Lifetime Value).

2º Passo: Planeamento
Implementar um plano de Marketing a longo prazo logo no início raramente é útil, uma vez que ainda não temos os dados empíricos sobre o comportamento dos utilizadores a quem queremos chegar. No entanto, deverá ser claro desde o início – e antes de decidir que canais de Marketing usar – quem são os seus clientes, onde vão buscar informação (televisão, internet, jornais...) e como podem ser segmentados.

3º Passo: Search Engine Marketing (Marketing de Pesquisa)
Ao procurar um determinado produto na internet, os utilizadores começam a sua busca no Google ou noutro motor de busca. Para empresas no ramo do E-Commerce, os canais mais importantes são SEA e SEO, pois através deles conseguem apelar aos potenciais clientes logo na primeira etapa do processo de busca e compra. O potencial desses visitantes é especialmente grande, uma vez que eles chegam ao seu site com a intenção de encontrar o produto ou de o comprar. Quem conhece os hábitos de navegação dos seus clientes pode dirigir-se a eles diretamente através de campanhas de SEM direcionadas. Para a ShopAlike.pt estes são, pois, os canais de Marketing mais importantes.

4º Passo: Ser social
Outros canais importantes no Online Marketing são as redes sociais. Especialmente relevantes para apelar a grandes audiências são, neste momento, sobretudo o Facebook, Google + e Pinterest. Estas redes trabalham no sentido de tornar o seu produto conhecido, interativo e independente, com um elevado número de utilizadores e enorme capacidade de gerar feedback. O Facebook, em particular, pode também ser usado para o direcionamento de anúncios.

5º Passo: Pense "fora da caixa"
Com um produto estável e em crescimento, a publicidade na televisão e rádio é uma boa maneira de chegar, muito rapidamente, a milhões de potenciais clientes e fortalecer assim o reconhecimento da sua marca. No caso da Alemanha e Espanha, onde já tivemos várias campanhas na televisão e rádio, obtivemos resultados muito positivos que pensamos serem possíveis também no mercado Português e que esperamos explorar melhor no futuro".

Robert M. Maier
Fundador da ShopAlike.pt

A ShopAlike.pt é uma plataforma de e-commerce que reúne várias lojas online. Lançada  em agosto de 2012, pertencente à Visual Meta GmbH, sediada em Berlim, que, por sua vez, integra a Axel Srpinger AG, apresentada como uma das maiores empresas de multimédia da Europa.

Fonte: Briefing

 

 

quarta-feira, 08 maio 2013 13:46

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