Opinião

Novos media, novos clientes

Novos media, novos clientesClick! Like! Gosto! Follow! Hashtag! Tweet! Partilhar!!!
Todos sabemos o que é, muitos também usamos, mas o que é isto dos novos media?

segunda-feira, 07 outubro 2013 12:38



Antes alguns números:
Facebook: 1.11 biliões de utilizadores
42% dos utilizadores mencionou num "post" uma Marca;
58% "gostou" de uma página de uma Marca;
41% partilhou um "link", vídeo ou noticia sobre Marcas.

Twitter: 200 milhões de utilizadores
29% seguem uma Marca
39% "twitaram" sobre uma Marca
29% "retwitaram" sobre uma Marca.

Os números são estrondosos e por isso se compreende que as Empresas aproveitem estas plataformas, estes Novos Media, para divulgaram as suas Marcas, os seus Produtos e os seus Serviços.

"New Media is about Customers", os Novos Media são sobre o cliente e consistem numa linha de comunicação em dois sentidos entre Marca e Consumidor, onde um conteúdo dinâmico (fotos, vídeos, aplicações) é utilizado para publicitar e realizar vendas directas.

Mas a sua grande força vem do "conteúdo criado pelo utilizador" ("User Generated Content" o UGC) e está presente em forúns, blogs, no Youtube e até na Wikipédia.

Os consumidores utilizam todas as ferramentas possíveis, desde telemóveis, emails, sms, tweets, para comentar e partilhar a suas próprias experiências, que nem sempre são boas, bem pelo contrário.

Este UGC tem mais força e poder de influência noutros consumidores que as formas tradicionais de Media (jornais, tv, rádio). Este conteúdo criado pelo utilizador pode ser promovido pela própria empresa, para isso serão contratadas entidades externas que farão não só o controlo da "página" mas também criação de conteúdos, tentando influenciar ou controlar o que está ser criado e comentado sobre um determinado assunto.

Como controlar? Não há forma de controlar, mas arriscamos enumerar alguns pontos...

Planear o lançamento de uma nova página ou iniciativa;
Criar regras de conduta para todos;
Agir ou Reagir seguindo um plano de resposta adequado;
Responder a todos e de forma transparente;
Ser Criativo nas repostas e nos conteúdos;
Vigiar/monitorizar a Web;
Proteger as Marcas, não criar ou lançar conteúdos sem estar devidamente protegida a imagem/expressão utilizada;
Depois é só... Esperar a reacção dos consumidores/utilizadores e ver os resultados.

 

*Artigo escrito ao abrigo do anterior acordo ortográfico.

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segunda-feira, 07 outubro 2013 12:47

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