Opinião

Competitividade na era da transformação digital

Competitividade na era da transformação digital Nos últimos anos temos assistido à evolução de um conjunto de forças tecnológicas, nomeadamente, "cloud", "social", "mobile", "big data" e ultimamente a "Internet of things". Como resultado do consumo de informação em dispositivos móveis, o comportamento das pessoas tem causado uma convergência destas forças, ao ponto de esta onda de transformação tecnológica conduzir a que, até 2025, cada setor da indústria como um todo se transforme num negócio integralmente digital1.

quinta-feira, 23 junho 2016 13:13
Competitividade na era da transformação digital

A transformação digital no setor financeiro
A banca está a tomar partido do poder das "fintechs2" para expandir a sua cadeia de valor. É possível oferecer um conjunto de novos serviços nas operações de "trading" entre o fabricante de mercadoria, o transportador e o cliente do fabricante. É possível partilhar todos os documentos das transações, o que contribui para a diminuição do tempo de processamento dos pagamentos, efetuar o seguimento da mercadoria para prever os prazos de entrega e integrar no planeamento de produção, caso o destinatário efetue operações de transformação sobre a mercadoria recebida.


A transformação digital no setor petrolífero
As empresas petrolíferas reinventaram a forma como controlam o estado de funcionamento dos ativos. Através da implementação de tecnologia de análise preditiva, é possível prever com base nas condições de funcionamento (temperatura, pressão, fluxo) quando uma bomba vai falhar e desta forma é possível evitar o custo elevado de reparação e o impacto negativo em termos de petróleo não extraído ou produto refinado não aduzido em direção aos terminais de armazenamento.


Os desafios da cibersegurança e da privacidade
Os "Context-Aware Systems" são soluções de vigilância que agregam e analisam dados públicos, disponibilizando uma visão abrangente de potenciais ameaças e atividade criminosa. Este tipo de abordagem também está a ser utilizada no retalho. Contudo, muitas pessoas não se sentem particularmente incomodadas com o facto de empresas poderem reconstruir aquilo que nós somos, os nossos hábitos e preferências, o nosso estilo de vida e as transações que efetuamos quando estamos online. Autonomia e anonimato eram parte das nossas vidas. Hoje isso não é mais uma certeza e coloca o desafio de como se chega a um compromisso entre a necessidade de obter o maior número de dados possível dos nossos clientes para oferecer melhores produtos e uma melhor experiência e ao mesmo tempo proteger a sua identidade.


Conclusão
A transformação digital está a acontecer. No entanto e particularmente para as empresas que não foram criadas a partir de um modelo integralmente digital, a transformação digital não deve ser considerada como uma mudança pontual. Deve adotar uma atitude de inovação contínua e constante evolução.

1 Top 10 Strategic Technology Trends for 2016 - Gartner 2016
2 Financial Technology Start-ups

bt nl

Liga-te com o Coração

À Escolha do Consumidor

Edições Especiais

Assinatura Mensal
Edição MensalE-paper

Facebriefing

Melhores Briefing