O termo "Marketing Automation" é um termo sexy e "está na moda". Mas, confundir Marketing Automation com CRM, ou com uma Plataforma Multicanal, é sexy? De todo! E pior, pode levar a resultados menos bons nas campanhas de Marketing e na avaliação de resultados.
Seguramente que, nalgum dia longínquo, já alguém lhe disse ou ouviu dizer que a Grã-Bretanha é o mesmo que Inglaterra. Como sabemos é algo completamente errado. A Grã-Bretanha é o conjunto de ilhas britânicas, constituído pela Escócia, Inglaterra e País de Gales. Por isso, não é a mesma coisa.
O mesmo acontece com Marketing Automation e as suas diferenças perante Ferramentas Multicanal e CRM.
Marketing Automation, tal como CRM, tem como base o uso de uma tecnologia/ferramenta que, por si só, não faz o trabalho sozinho. Tal como todo o universo de Marketing Digital, é necessário existir boas práticas, estratégia, aplicação e avaliação de resultados.
Para simplificar, e de forma muito resumida, a principal diferença entre CRM e Marketing Automation é:
· CRM > foco no cliente (acompanhamento do ciclo de vida do cliente).
· MA > foco no marketing (acompanhamento de diversas campanhas de Marketing).
Em suma, o Marketing Automation permite às empresas ou marcas, simplificar, automatizar e medir, todas as atividades e workflows de Marketing.
Alguns benefícios do Marketing Automation:
- · Segmentar, de forma simples, a base de dados baseado nas interações entre a visita/Lead e a marca/empresa ou baseado nos interesses e preferências.
- · Controlo de todo o processo de Lead Nurturing, de forma a potenciar o envio de um contacto, seja email, sms, redes sociais, etc, "on-time" e baseado em "triggers".
- · Forte capacidade analítica global. Avaliação das diferentes campanhas, num único Dashboard, por fonte de tráfego, tempo de visita, interações on-site e off-site, Lead Nurturing, etc.