Opinião

Marketing Automation

Marketing automationSe é um marketeer, possivelmente já ouviu falar de Marketing Automation. Diria que cerca de 80% dos marketeers já falaram ou ouviram falar sobre este termo. Mas qual a percentagem, deste universo, que efetivamente aplica Marketing Automation nas suas marcas e empresas? E qual a percentagem que aplica as boas práticas de Marketing Automation?

quinta-feira, 27 abril 2017 08:56
Marketing Automation

O termo "Marketing Automation" é um termo sexy e "está na moda". Mas, confundir Marketing Automation com CRM, ou com uma Plataforma Multicanal, é sexy? De todo! E pior, pode levar a resultados menos bons nas campanhas de Marketing e na avaliação de resultados.

Seguramente que, nalgum dia longínquo, já alguém lhe disse ou ouviu dizer que a Grã-Bretanha é o mesmo que Inglaterra. Como sabemos é algo completamente errado. A Grã-Bretanha é o conjunto de ilhas britânicas, constituído pela Escócia, Inglaterra e País de Gales. Por isso, não é a mesma coisa.

O mesmo acontece com Marketing Automation e as suas diferenças perante Ferramentas Multicanal e CRM.

Marketing Automation, tal como CRM, tem como base o uso de uma tecnologia/ferramenta que, por si só, não faz o trabalho sozinho. Tal como todo o universo de Marketing Digital, é necessário existir boas práticas, estratégia, aplicação e avaliação de resultados.

Para simplificar, e de forma muito resumida, a principal diferença entre CRM e Marketing Automation é:

· CRM > foco no cliente (acompanhamento do ciclo de vida do cliente).

· MA > foco no marketing (acompanhamento de diversas campanhas de Marketing).

Em suma, o Marketing Automation permite às empresas ou marcas, simplificar, automatizar e medir, todas as atividades e workflows de Marketing.

Marketing automation

Alguns benefícios do Marketing Automation:

  • · Segmentar, de forma simples, a base de dados baseado nas interações entre a visita/Lead e a marca/empresa ou baseado nos interesses e preferências.
  • · Controlo de todo o processo de Lead Nurturing, de forma a potenciar o envio de um contacto, seja email, sms, redes sociais, etc, "on-time" e baseado em "triggers".
  • · Forte capacidade analítica global. Avaliação das diferentes campanhas, num único Dashboard, por fonte de tráfego, tempo de visita, interações on-site e off-site, Lead Nurturing, etc.
quinta-feira, 27 abril 2017 14:06

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