Opinião

O impacto das redes sociais nas estratégias de marketing

O impacto das redes sociais nas estratégias de marketing A velocidade a que as redes sociais evoluem, os hábitos dos seus utilizadores e as tendências que as rodeiam são questões vitais para os departamentos de marketing. Embora levemos anos a elaborar estratégias digitais dentro dos planos globais de marketing e ampliando a nossa visão para incorporar cada vez mais "atores" na nossa planificação (bloggers, youtubers, instagramers...) a sensação que temos é que entrámos num ciclo em constante mudança e evolução.

segunda, 11 setembro 2017 12:14
O impacto das redes sociais nas estratégias de marketing

Esta realidade permitiu às empresas dar um salto quantitativo e qualitativo nas suas estratégias. O que no princípio gerou certa inquietação entre as marcas deu agora lugar a uma nova forma de desenhar a comunicação. Hoje em dia é impensável não ter presença em plataformas digitais como o Facebook, Twitter ou Instagram. O relatório "La sociedad de la información en España" deixa claro que mais de metade dos utilizadores de internet desconfiam das marcas que não têm presença nas redes sociais. É caso para dizer que, se não tens redes sociais, não existes.

Os utilizadores de hoje em dia já se podem considerar experts nos mais diversos temas. Têm tanta informação à sua disposição e podem partilhar de forma tão rápida e simples as suas experiências e opiniões que se torna evidente que têm uma vantagem face às gerações anteriores.

A tendência para a partilha de informação em massa é indiscutível. O último estudo elaborado pelo Trusted Shops, em colaboração com a Alpha Research, afirma que 96,5% dos utilizadores que fazem compras online procuram comentários de outros consumidores antes de comprar algum produto na internet.

É por isso que a nossa estratégia nas redes sociais procura constantemente a satisfação dos nossos utilizadores e ainda ter um canal de comunicação bidirecional, onde os nossos seguidores encontram uma marca próxima, amável, inovadora... e sempre disposta a ouvir os conselhos e necessidades da comunidade.

Inspirar a audiência com os nossos conteúdos, originar uma conversa de qualidade e criar uma afinidade emocional, são só alguns exemplos do que procuramos quando nos conectamos com os nossos seguidores.

E sobretudo, é bastante importante construir uma comunidade fiel à marca onde fazemos com que se sintam os principais fãs ao receberem de forma exclusiva conteúdos únicos e inovadores, assim como convites para participarem em eventos e viagens patrocinadas pela marca.

Temos dado alguns passos na nossa aventura e o tempo tem-nos mostrado que as redes sociais oferecem mais vantagens que desvantagens. A conexão direta e imediata dos clientes com as marcas deve ser entendida como uma ferramenta útil para melhorar os nossos serviços, desenvolver novos produtos e recolher informação dos consumidores. Nunca tivemos o feedback dos nossos consumidores de forma tão direta como agora, o que nos permite reagir rapidamente na melhoria dos nossos produtos e serviços.

Se estudarmos todo este universo de uma forma construtiva, encontramos a melhor forma de conseguir o êxito. Disfrutemos desta nova era protagonizada pelas redes sociais e caminhemos no sentido de descobrir tudo o que nos traz.

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