Opinião

O poder do binómio: Comunicação e Informação

Informação é poder e Comunicação é o meio de partilha e de passagem da mensagem. Isto em qualquer contexto, não só numa organização. Nesse sentido, são dois conceitos intrinsecamente ligados e com um poder imenso, nas dimensões de negociação, influência e de forma transversal a todas as áreas de gestão de uma organização.

terça, 24 outubro 2017 11:05
O poder do binómio: Comunicação e Informação

 

A Comunicação é uma competência em foco de desenvolvimento, por ser uma competência estratégica em todas equipas e que, infelizmente, nem sempre é a mais clara, objetiva e efetiva. Mas porquê? Estará o problema no emissor, no recetor ou na própria informação/conteúdo?

Nas dinâmicas em que colocamos duas equipas perante um mesmo desafio de cooperação, há um fenómeno natural que presenciamos, da cooperação esperada as duas equipas assumem uma postura de competição. Inicialmente, não se quererem ajudar, porque no seu mindset está de imediato presente a ideia de que se somos duas equipas uma terá de ganhar e claro está – Será a minha! – esquecendo-se que estão em cooperação e que para que uma equipa ganhe a outra não tem, obrigatoriamente, de perder.

Passada esta primeira fase, é chegado o segundo problema, em que a comunicação da informação não é clara, nem objetiva, gerando-se desconforto entre equipas. Nestas situações é fundamental um bom planeamento, organização e até mesmo definição de um “código” inteligível para todos, e só assim as equipas conseguirão ter sucesso na superação dos desafios apresentados e a que se propõem.

Combinados os seguintes fatores conseguiremos ter equipas mais fortes, coesas e cada vez mais alinhadas face aos objetivos de uma organização:

  • Escuta ativa, na medida em que tenho de estar disponível e interessado em receber a informação que me estão a passar;
  • PPP – Parar Para Pensar – traz toda a necessidade da criação de uma Comunicação muito clara e objetiva, que, para tal, tem de ser bem interpretada, compreendida e assimilada.
  • Cultura de feedback – este é um ponto nevrálgico e que as organizações têm de assimilar como estratégico na gestão do seu capital humano. Dar feedback e acompanhar o trabalho desenvolvido é fundamental para a manutenção e preservação das nossas equipas.

No contexto organizacional nacional notamos ainda alguma disparidade ao nível da Gestão da Comunicação, seja ela interna ou externa. Muitas são as empresas que ainda se prendem à quantidade da Comunicação em detrimento da qualidade. Certo é, que noutras a Comunicação é um total elemento desconhecido numa ótica de promoção da informação. Contudo, não podemos esquecer alguns bons exemplos de Comunicação a diferentes níveis. Exemplo disso, podemos destacar uma empresa de retalho online de luxo, pela excelência do trabalho desenvolvido interna, junto dos seus colaboradores, procurando promover um conjunto de boas práticas que respondem às necessidades evidentes de uma estrutura que em poucos anos cresceu exponencialmente.

Por outro lado, quando falamos de comunicação externa, é importante percebermos as diferentes plataformas que hoje temos disponíveis, contudo, não é por termos disponíveis o Facebook, website, newsletter, Instagram ou Twitter, entre muitas outras plataformas online e offline, que temos de nos socorrer de todas elas. O filtro deve ser muito cuidadoso, no sentido de cada organização potenciar a sua informação, sem que se crie ruído em torno do que é realmente importante – Comunicar eficazmente com o seu cliente interno e externo, assegurando a excelência da qualidade de serviço.

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