Opinião

Chief Marketing Technologist

O marketing está a tornar-se rapidamente numa das atividades mais dependentes da tecnologia. A curto prazo, prevê-se que um gestor de marketing poderá passar mais tempo a trabalhar / utilizar tecnologia do que propriamente um gestor de tecnologia de informação. No centro dessa transformação está a surgir um novo tipo de executivo: o executivo de tecnologia de marketing (Chief Marketing Technologist). 

quarta-feira, 14 fevereiro 2018 09:43
Chief Marketing Technologist

 

Os CMT são ao mesmo tempo estrategas, marketeers, líderes de tecnologia e formadores. Os CMT têm uma função em comum: alinhar tecnologia de marketing a metas de negócios, servindo como elo de ligação com TI, avaliando e escolhendo fornecedores de tecnologia, ajudando a criar novos modelos de negócios digitais.

Independentemente de como são chamados, os melhores CMT estabelecem uma visão de tecnologia para o marketing. São também agentes de mudança que trabalham na função e em toda a empresa, para criar vantagem competitiva.

Num mundo dada vez mais digital, software é a forma mais importante para captar clientes e novos negócios. O software escolhido por uma equipa de marketing, a sua configuração, operação e a criatividade com que é aplicado afetam materialmente a forma como a empresa sente e influencia o seu público.

Quanto mais o marketing e o comércio eletrónico crescem ou substituem pontos de interação tradicionais, mais cresce a importância de dominar essas capacidades. Orçamentos de marketing digital expandem-se anualmente e os gestores afirmam que o marketing digital baseado em tecnologia é, no momento, o investimento mais importante que uma empresa pode fazer.

Esse crescimento de orçamentos digitais não significa simplesmente uma migração dos investimentos de Media tradicional para a Media digital. Uma parte cada vez maior do orçamento de marketing é atualmente alocada na própria tecnologia. Um estudo recente demonstrou que a maioria dos departamentos de marketing planeia aumentar os seus investimentos em atividades relacionadas com a tecnologia nos próximos dois anos. Além disso, estão a aumentar também os investimentos em prestadores de serviços profissionais, que oferecem soluções relacionadas com a tecnologia.

Rafael Cerveira Pinto
Squadra – Managing Partner

bt nl

À Escolha do Consumidor

Assinatura Mensal
Edição MensalE-paper

Facebriefing

Melhores Briefing