Opinião

CMTO: O cargo que une o marketing e a tecnologia para alcançar melhores resultados

O marketing é um dos pilares das organizações que maior impacto teve com a economia digital, pois exigiu novas dinâmicas, novos processos e a redefinição dos papeis dentro desta área. Tornou-se estratégico, de tal forma que, hoje, auxilia nas tomadas de decisão. Desde o planeamento da marca no mercado e como quer chegar às suas personas, até à forma de executar as vendas com base em informação retirada do digital, o marketing exigiu que novas funções surgissem e exemplo disso é o CMTO. 

segunda, 11 fevereiro 2019 10:35
CMTO: O cargo que une o marketing e a tecnologia para alcançar melhores resultados

 

CMTO - Chief Marketing Technology Officer é o nome dado ao profissional que faz a ponte entre tecnologia, estratégia, marketing e experiência analítica. Num mundo onde o Big Data se transformou num dos maiores tesouros, saber processar e extrair informações relevantes é algo essencial para garantir os melhores resultados para qualquer empresa.

Nesta nova era que cada vez mais exige uma metodologia de Inbound Marketing, a importância da análise dos dados, e, ainda mais importante, de saber extrair insights dos números para aprimorar a estratégia de marketing da empresa, tornou-se vital para o posicionamento das marcas no mercado. No entanto, para muitos gestores e diretores de marketing que não vêm de uma formação tecnológica saber trabalhar os dados extraídos da base de contactos, das campanhas, do analytics e até mesmo de uma discussão dos social media – que esteja nos trending topics, sob um viés mais analítico e tecnológico – é ainda um desafio. É exatamente a partir dessa capacidade – e necessidade – que surge o CMTO. A figura capaz de analisar dados, tomar decisões estratégicas e táticas na área de marketing com base em tecnologia, de acordo com os novos digital business e em prol da empresa para alcançar melhores resultados.

O CMTO tem o papel de vestir os óculos da tecnologia para olhar para as ações do marketing. Esse papel de conector está totalmente alinhado com as necessidades das empresas atuais. Da mesma maneira que falamos da importância da criação de um acordo em marketing e vendas, precisamos também integrar os experts da tecnologia e completar o ciclo que garantirá o sucesso da estratégia, ações e campanhas de marketing.

Durante todas as fases do Inbound Marketing, a relevância entre as duas áreas (marketing e tecnologia) é mútua:

  • Marketing de conteúdo: para atrair os leads é preciso gerar conteúdo. Contudo, esses conteúdos devem ser relevantes, com foco em SEO e na conversão. Para isso, é fundamental contar com um olhar tecnológico para o desenvolvimento da estratégia de ccontent marketing de forma otimizada
  • Marketing automation: automatizar as suas ações de marketing é a garantia de poupar o tempo com operações, desenvolver campanhas mais efetivas e gerar melhores resultados. Porém, todo este processo só é possível se existir um conhecimento tecnológico e uma visão estratégica e tática para cada ação
  • Análise dos dados: o funil do novo marketing acompanha o cliente em toda a sua jornada, desde a atração à fidelização. Ao longo deste processo, temos as análises dos dados que garantem toda a sua melhoria. De que vale recolher os dados e não saber o que tirar de proveito das informações geradas? Mais uma vez, o perfil tecnológico é essencial para uma estratégia de marketing digital de resultados, pois a tecnologia auxilia na análise de dados e tomada de decisão

O facto é que os tempos mudaram e a tecnologia cada vez mais é transversal às diferentes áreas das empresas. Chama-se a isso a transformação digital das organizações. Tecnologia, marketing e vendas formam a geração de resultados, em que, juntos e alinhados, conseguem acelerar os processos de negócio das empresas, permitindo tomadas de decisões mais ágeis e assertivas. Marketing passou, sem dúvida, a ser um dos pilares estratégicos das empresas, principalmente nos dias de hoje, com todo o boom da era digital, acessível a empresas de menor ou maior porte.  

Ana Barros, diretora executiva da OUTMarketing

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