Opinião

“Elevator pitch”: uma conversa de elevador que pode mudar a sua vida

Imagine a seguinte cena: você desenvolveu uma nova tecnologia, com potencial para revolucionar o mercado e, certo dia, encontrou no elevador o Sundar Pichai, actual CEO do Google. Você comentaria sobre o resultado da última partida entre o Benfica e FC Porto, ou aproveitaria a oportunidade para convencê-lo a apostar na sua grande ideia? Além do tempo limitado, "joga" contra você o fato de que o presidente executivo da Alphabet Inc., conglomerado das empresas vinculadas ao Google, deve receber diariamente propostas parecidíssimas à sua. Diante disso, quais seriam os melhores argumentos para usar na abordagem? Quais as palavras mais adequadas e mais convincentes? Qual o melhor discurso, a melhor postura e o que precisaria ser destacado na apresentação?

segunda-feira, 06 maio 2019 10:10
“Elevator pitch”: uma conversa de elevador que pode mudar a sua vida

 

Eis o conceito de “elevator pitch”. Resumidamente, a proposta é apresentar a sua ideia, o seu valor e o seu diferencial de forma sucinta, com o objectivo de conquistar o interesse, e, claro, a aprovação de um investidor. A finalidade é que você esteja preparado para falar sobre o seu trabalho para um investidor, em 40 segundos ou menos, caso o encontre em um elevador. A situação ajuda a pensar de forma rápida e objectiva. O termo em inglês significa, literalmente, “discurso de elevador.”

O “elevator pitch” é uma variante sucinta do discurso de venda, o conhecido “pitch”, frequentemente usado por empreendedores apresentações de maior duração, com dados sobre o mercado, descrição do produto, do serviço e até o perfil dos consumidores. A versão mais concisa, por sua vez, é focada no valor do projecto e na capacidade de gerar receita para quem investir na ideia. A técnica pode ser aplicada em várias situações, como palestras, treinamentos, feiras ou mesmo para resumir um projecto dentro de uma empresa, por exemplo. O mais importante é não perder a oportunidade de transmitir a mensagem correcta.

A apresentação deve reunir informações básicas sobre a sua ideia, a sua empresa ou o seu produto e há várias maneiras para fazê-la. O mais importante é ter clareza de objectivos, conhecer os diferenciais da proposta que será apresentada e comunicá-la de forma directa. Persistência também é imprescindível. Não desista após alguns “nãos”. As respostas negativas certamente virão, porém elas vão ajudá-lo a melhorar a apresentação. Com o tempo e investimento em treinamento, será possível compreender o que funciona, o que deve ser aprimorado e também os elementos que despertam o interesse dos investidores.

Vamos à prática?

O primeiro passo para preparar um óptimo “discurso de elevador” é escolher assertivamente as palavras: os termos que definem com precisão a sua ideia. Transmita ao investidor a confiança de que você entende do que está falando, tem domínio sobre a solução que propõe e, fundamentalmente, que acredita no seu valor e potencial.

É necessário pensar no que vai falar e treinar. Contudo, a apresentação não pode parecer ensaiada: deve parecer natural, comunicando com entusiasmo a essência da proposta, e a confiança de que a ideia é a melhor. A comunicação verbal e a não-verbal, quando executadas de modo verdadeiro, convencem o investidor.

Outro detalhe importante é se concentrar e ser pragmático. Não entre em longos detalhes e não desvie do foco da apresentação. Lembre-se: esse é o primeiro contacto com o investidor. Se ele se interessar, haverá conversas futuras nas quais todos os pontos poderão ser explicados com mais detalhes. Um bom “pitch elevator” vai despertar a curiosidade do investidor e fazer com que ele queira saber mais sobre a ideia. Para finalizar, deixe claro o que você pretende: uma próxima reunião, um investimento ou uma parceria? Especifique exactamente o seu desejo, sem medo da resposta que virá.

Lembre-se: uma conversa de elevador que pode mudar a sua vida.

 

 Eduardo Adas, sócio fundador da SOAP – State of the Art Presentations

 

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

 

bt nl

O Outdoor Honesto

À Escolha do Consumidor

Edições Especiais

Assinatura Mensal
Edição MensalE-paper

Facebriefing