Opinião

CRM: um salto de produtividade ao alcance das PME

As empresas continuam confrontadas com enormes desafios, sendo que muitas se veem obrigadas a reinventar totalmente o seu modelo de negócio. Isto é especialmente verdade no universo das Pequenas e Médias Empresas (PME), que não têm uma infraestrutura económica que lhes permita aguentar esta crise.

segunda-feira, 19 abril 2021 12:22
CRM: um salto de produtividade ao alcance das PME

 

Assim que nos aproximamos de um “novo normal”, é importante aproveitar a oportunidade para uma transformação digital que seja uma nova oportunidade para conseguirem o salto de produtividade que lhes permita crescer novamente junto dos seus clientes.

Se no “antigo normal” já não se podia tratar todos os clientes da mesma forma, sem uma relação especial, adaptada e baseada nas suas necessidades, no “novo normal” é essencial ter uma ferramenta de CRM, que usa a Inteligência Artificial (IA) para trabalhar todos os dados e para criar uma experiência única e personalizada para o cliente.

Esta crise faz-nos lembrar que estamos todos conectados e que precisamos de nos ajudar mutuamente, e é importante recordar que as PME desempenham um papel fundamental no impulso da economia à escala global. Só na Europa, as empresas com até 250 colaboradores representam 99,8% do total de empresas e 66% do emprego. As PME têm ainda um peso de 57% no valor económico da região, ou seja, mais de 4 mil milhões de euros.

Existem três fatores-chave que as empresas devem ter em conta e todos se relacionam com a adoção e evolução de uma solução que marca a diferença quando querem desenvolver uma relação com os seus clientes: o CRM – uma tecnologia que é alimentada com informação em tempo real e é a melhor forma de dar seguimento a todas as interações dos clientes com o negócio, em diferentes canais.

1) Conhecer os clientes e saber como captá-los

Enquanto cada gestor adapta o seu negócio ao “novo normal”, não pode perder a oportunidade de se manter conectado com os seus clientes, novos e antigos, especialmente quando as expectativas de cada um variam de dia para dia. Sabendo que um dos fortes das PME é a relação que têm com os clientes, este assunto torna-se ainda mais relevante. Mas precisamente por terem esta proximidade é que precisam de cuidar dessa relação e de oferecer a melhor experiência possível. É com um CRM que os gestores o conseguem fazer, porque este permite poupar tempo em tarefas de pouco valor, para que os responsáveis pela empresa estejam centrados nas pessoas e na relação.

2) Medir o que funciona e eliminar o resto

Não é possível melhorar o que não se consegue medir. É importante identificar os indicadores-chave de produtividade (KPI), pois são eles que vão ajudar a eliminar as estratégias que não funcionam. Hoje em dia os gestores estão focados em melhorar o seu plano de crescimento, para responder a novos desafios, e precisam da tecnologia certa para, mesmo com recursos limitados, poderem concentrar-se nesse crescimento, e libertarem-se das pequenas tarefas do dia a dia.

Um sistema de CRM melhora a produtividade ao automatizar tarefas administrativas, manter todos os dados acessíveis a partir de qualquer dispositivo e ao compreender aspetos internos que facilitam a gestão de equipas e de objetivos.

3) Escalabilidade para o negócio e para as relações a longo prazo

Planificar é mais importante do que nunca, especialmente quando, mesmo antes da crise, 50% das empresas fecham portas nos primeiros cinco anos. Muitas PME estão focadas em assegurar o crescimento, mas não sabem planeá-lo de forma adequada.

Em síntese, um sistema de CRM automatiza processos de comunicação, ajuda no crescimento da carteira de clientes sem descurar da qualidade de serviço, mantém toda a informação dos clientes centralizada a deteta áreas onde é preciso melhorar.

Fernando Braz, Country Leader da Salesforce para Portugal

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segunda-feira, 19 abril 2021 12:26

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