Opinião

A impressão faz muito mais do que imagina pelo seu negócio

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Um dos factores-chave para o sucesso das organizações em geral e das empresas em particular, especialmente tendo em conta o contexto económico global que actualmente atravessamos, é o Marketing. Sendo uma ferramenta essencial na estratégia de negócio, é por vezes infelizmente relegado para um plano secundário, sendo tratado como uma função de custos e não como uma fonte de receitas, devido às mais difíceis condições económicas.
sexta-feira, 22 outubro 2010 02:00


O Marketing em boa verdade é a raiz da percepção de uma marca, estando na base da definição da sua estratégia de comunicação. As empresas que entenderem a importância e a relevância do papel do Marketing e o souberem gerir adequadamente, por forma a desenvolverem e promoverem as suas competências distintivas, serão claramente as que se diferenciarão na arena competitiva.

Felizmente hoje em dia já não é sempre necessário o envolvimento de terceiras entidades ou de outros profissionais externos para a produção de materiais de comunicação e de Marketing diferenciadores. Com equipamentos de impressão e soluções de negócio para impressão adequados, cada um pode produzir o seu próprio material de Marketing - com os mais elevados padrões de qualidade – e com reduções significativas de custo face ao recurso a serviços externos. Desta forma é igualmente possível obter um maior controlo em termos de qualidade final, quantidades e frequência na produção de materiais à medida das necessidades em tempo real. Estes são alguns dos benefícios cada vez mais pertinentes no contexto actual, podendo permitir diferenciação e simultaneamente controlo de custos. Por que não aproveitar e criar por exemplo informação e materiais interessantes, garantindo que são divulgados e comunicados da melhor forma, como por exemplo brochuras, flyers, mock-ups, monofolhas, encartes, entre outros materiais de comunicação que promovam a empresa e o negócio. Pode assim ganhar e reforçar acções de notoriedade, comunicação de marca e de campanhas comerciais, com total controlo e à medida das necessidades.

A actual conjuntura económica tem de facto dificultado a existência a muitas PME’s, que lutam corajosamente para superarem o actual clima de recessão. Há felizmente novos equipamentos de impressão recentes, que proporcionam custos de impressão por página a cores até 50% inferiores à maioria dos equipamentos existentes no mercado, permitindo igualmente reduções até cerca de metade sobre o consumo de energia.

Estas soluções de impressão e equipamentos inovadores foram totalmente inspirados pelas necessidades específicas das PME’s, que neste momento estão focadas em reduzir custos enquanto procuram manter vitalidade e diferenciação nos seus processos de negócio.

Em linha com estas preocupações, aproveito para reforçar algumas ideias que espero que sejam úteis para ajudar as pequenas e médias empresas, não apenas na sobrevivência a curto prazo, mas essencialmente, para melhor se prepararem para o futuro de forma mais sustentável:

• Não receie trazer alguns serviços externos para dentro da empresa - pode produzir com total simplicidade e controlo diversos materiais de Marketing com elevada qualidade; ou seja, pode produzir materiais de impressão de qualidade profissional na própria empresa, em vez de recorrer a fornecedores externos.

• Torne-se mais eficaz – as empresas que se destaquem e diferenciem em climas de recessão económica, estarão significativamente melhor colocadas do que os seus concorrentes para ganhar terreno competitivo aquando da retoma;

• É mais fácil e mais importante actualmente manter clientes existentes do que atrair novos – pense como poderá adicionar um toque pessoal ou trazer diferenciação aos seus clientes?

• Compreender o mundo em mudança – os clientes estão cada vez mais a adoptar as redes sociais, tais como o Facebook, o Twitter, procure igualmente acompanhá-los neste campo da forma mais adequada;

• Não ignorar a tecnologia – as novas tecnologias melhoraram níveis de eficiência e permitem ganhos de economia significativos, e muitas vezes permitem acelerar o retorno sobre determinados investimentos;

• Questione os seus custos actuais – poderá consolidar fornecedores; está a alocar demasiados recursos e esforços com um elevado número de fornecedores, ou pode gastar menos com melhor e maior retorno?

• Mantenha o contacto regular com os seus fornecedores, independentemente de estar a adjudicar trabalhos actualmente ou não;

• E finalmente - tenha atenção com o curto prazo, mas sem nunca perder o foco ou desinvestir no planeamento e na visão a longo prazo.

Rita Carvalho
Directora de Marketing de Consumo - Imaging & Printing Group da HP.
domingo, 13 fevereiro 2011 11:19

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