Out of Office

#ProvamosEAprovamos… a comida saudável do Local

Em Lisboa, há um Local ideal para quem gosta de comida saudável, para quem adora carne, para os que preferem peixe, e ainda para os vegans. Onde? Em Santos, no n.º 54B da Avenida 24 de Julho. Nós fomos provar algumas das especialidades deste restaurante que assume ser “Your Healthy Kitchen” e rendemo-nos às ostras da Ria Formosa, ao “Poke” – prato tradicional havaiano à base de peixe cru –, aos Noodles asiáticos, ao Caril Thai, e à mousse de cacau e abacate.

sexta, 21 setembro 2018 12:40
#ProvamosEAprovamos… a comida saudável do Local

 

A ideia de criar uma “cantina” saudável, trendy e cosmopolita foi de Maria Gray, mãe de cinco filhos e apaixonada por alimentação criativa. A inspiração veio das suas viagens e da perceção que a alimentação saudável era essencial para o seu bem-estar físico e emocional. Neste sentido, o Local conta com menus sem lactose, sem trigo e vegetarianos, pois “proteína de origem vegetal está sempre em vantagem”, mas também com opções de proteínas de origem animal, porque não há espaço para fundamentalismos. E o objetivo de criar este conceito também passou por aí: que se pudessem juntar, no mesmo local, vegetarianos e vegans, mas também pessoas que comem carne e peixe, não sendo obrigatório partilhar as mesmas filosofias a nível alimentar.

O horário alargado faz com que este seja um restaurante para “todas as horas”: dos pequenos-almoços saudáveis aos brunches, passando, claro, pelos almoços e jantares – sendo que a cozinha funciona até às 23:00.

Agora vamos à nossa experiência, ao almoço. Começamos pelas ostras – vindas da Ria Formosa, e seguimos para o Poke. O Local apresenta a possibilidade de criarmos o nosso Poke, mas decidimos não arriscar (embora tenhamos petiscado na mesma) e provamos duas opções já definidas: o Aloha, com atum abacate, pepino, cebola roxa e crocante, noz macadâmia, arroz sushi e molho clássico, e o Surf, à base de salmão, atum, manga, abacate, edamame, pepino, cebola crocante, malagueta, arroz sushi e molho clássico.

Depois desta viagem sensorial pela comida do Havai, deixamos o continente americano e passamos para o asiático. Comemos Camarão no Wok com noodles e legumes asiáticos; e provamos um Caril Thai vermelho de frango com arroz integral, espinafres e… picante – muito picante, que nos fez beber quase um copo de sumo natural de laranja e cenoura, para aliviar.

Para finalizar, no meio das muitas opções da carta das sobremesas, optamos pela mousse de abacate e cacau com morangos e mel. Doce, doce, doce, muito doce. Era assim a nossa sobremesa – percebe-se pelos ingredientes – mas foi a chave de ouro para “fecharmos” a refeição.

Além da gastronomia, confessamos que também nos deixamos conquistar pela decoração: chamaram-nos a atenção a palavra Local – que surge através de luzes, colocadas sobre um fundo de plantas verdes – e as oliveiras – que, integradas na decoração do espaço, criam a sensação de proximidade com os produtos. Sabem aqueles espaços que pedem uma fotografia? Este é um deles. Também a decoração passa a mensagem do Local, que se orgulha de trabalhar com fornecedores e produtores locais.

LOCAL Montagem Pratos

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

 

bt nl

Assinatura Mensal
Edição MensalE-paper

Facebriefing

Melhores Briefing