Out of Office

#ProvamosEAprovamos… a coleção outono-inverno de Roberto Mezzapelle

Terminar uma refeição com um espetáculo de pizza acrobática não acontece todos os dias. Mas aconteceu quando (a)provámos a coleção outono-inverno do Refeitório do Senhor Abel, em Lisboa: é que o pizzaiolo Roberto Mezzapelle foi campeão europeu daquela modalidade em 2016.

sexta, 14 dezembro 2018 10:50
#ProvamosEAprovamos… a coleção outono-inverno de Roberto Mezzapelle

Há pouco mais de um ano em Lisboa, Roberto é, pode dizer-se, um curioso da massa. O que procura são ingredientes fora de comum que possa usar nas pizzas que confeciona. É assim que a alfarroba entra na massa de base, acompanhada de gengibre e de aveia. É uma receita a que não faltam trunfos saudáveis: afinal, é uma mistura rica em proteínas, sais minerais, vitaminas E e K, além de cálcio, zinco, potássio e fósforo.

Novidade que também (a)provámos foi a massa de espinafres. Diz o chef que esta é a base perfeita para aquecer o inverno. Juntou-lhe sementes de sésamo preto e sementes de papoila, que reforçam o sabor e a dose de vitaminas e sais minerais.

Surpreendente mesmo é a pizza com base de cânhamo. Oriundo de Itália, é 100% natural e – palavra de chefe – é isento de… THC… Diferente é ainda a pizza de carvão vegetal – a cor negra pode fazer hesitar os mais desconfiados e o sabor não conquista de imediato, mas o final revela-se agradável.

As novidades desta coleção começam antes, com um carpaccio de bacalhau – laminado fino, como convém, é harmonizado com azeite de lima, balsâmico e creme de figo – e com um rolé de espinafres – a mesma base da pizza, mas sob a forma de rolo, como o nome indica, e recheado com legumes assados, mozzarella e ricotta.

Finalizamos com um clássico crema café, uma espécie de 2em1, que anda entre a sobremesa e o café expresso. Talvez devido a esta dualidade, repetimos…

Esta coleção outono-inverno é saudável. Na carta, as massas de pizza são apresentadas com um descritivo dos respetivos benefícios para a saúde: de antioxidantes a digestivas, de diuréticas a calmantes do cólon, de facilitadoras da circulação a equilibrantes do colesterol – há uma mão cheia de razões para não resistir… e, ainda por cima, são saborosas.

As pizzas artesanais e a raw food são o fio condutor da proposta gastronómica deste espaço do chef Chakall aberto desde dezembro de 2017, em Marvila, e que deve o nome aos antigos armazéns da Abel Pereira da Fonseca onde se instalou.

 

#ProvamosEAprovamos… a coleção outono-inverno de Roberto Mezzapelle

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

 

bt nl

Assinatura Mensal
Edição MensalE-paper

Facebriefing

Melhores Briefing