Out of Office

#ProvamosEAprovamos… as pizzas quadradas do Irriverente

Entre o Cais do Sodré e Santos, para fugir à 24 de Julho, uma alternativa é a Rua da Boavista. Menos cosmopolita (ainda), vê já despontarem alguns pontos de interesse gastronómico. Um deles é certamente o Irriverente, casa de inspiração italiana e produtos portugueses que se abre num edifício histórico de fachada azul vivo.

sexta, 04 janeiro 2019 12:41
#ProvamosEAprovamos… as pizzas quadradas do Irriverente

 

O projeto que agora mora no número 88 daquela rua lisboeta, outrora Palácio Marquês de Sampaio, tem a mão de Catarina Nagy Morais, jovem jogadora de rugby cujos interesses a dada altura se cruzaram com os da mãe, Eunice Gonçalves, na Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril.  A filha acabou por receber formação na instituição a que a mãe já presidira e, juntas, materializaram o sonho de abrir um restaurante.

A busca não foi fácil, mas a escolha acabou por recair neste espaço amplo – afinal, são cerca de 300 m2. Nascia, assim, o Irriverente. E, não, não é um erro de ortografia: é mesmo assim, à italiana, porque o ponto de partida nesta cozinha são os clássicos da cozinha italiana. Confecionados com produtos portugueses.

 

#provamoseaprovamos...as pizzas quadradas

Esta dualidade de raízes está presente em toda a carta, onde, seja nas entradas e nas pastas frescas, seja no risotto e nas pizzas, há sempre variações à italiana e à portuguesa. E os nomes não enganam…

#provamoseaprovamos...as pizzas quadradas

Na nossa prova, houver lugar para um Risotto à Ericeira, com sapateira, ameijoas e camarão, e uma Pizza Trás-os-Montes, com presunto, figos secos e mel. Nas entradas não podíamos evitar os clássicos italianos, entre o carpaccio e a bruschetta, o apetite podia ter sido perfeitamente saciado logo ali… E nessa altura ainda nem sabíamos o que nos esperava para o fim: um brownie com mousse gelada de lima e limão, caramelo salgado e praliné de frutos secos.

Irriverente2

Ah e já dissemos que as pizzas são quadradas? Pois são… Uma boa opção para partilhar e um toque de irreverência deste Irriverente. Que se serve numa sala com lugar para 90 convivas, de decoração despojada, mas não simplista, de tons neutros, e em que pontuam as mesas retro, de tampo marmoreado. O pé direito alto é ideal para a cascata de pequenas lâmpadas que se desprende do teto e que, aliada às janelas de recorde clássico que cortam a parede praticamente de alto a baixo, deixam este restaurante inundado de luz.

#provamoseaprovamos...as pizzas quadradas

 

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

 

bt nl

Assinatura Mensal
Edição MensalE-paper

Facebriefing

Melhores Briefing