Out of Office

O fogo é o Elemento do chef Ricardo Dias Ferreira

Fire dining. Assim se apresenta o Elemento, restaurante do chef Ricardo Dias Ferreira e o primeiro no país com um conceito totalmente baseado no fogo. Abriu no Porto, com a vontade de recuperar as raízes da relação do ser humano com a comida.

sexta, 08 março 2019 10:18
O fogo é o Elemento do chef Ricardo Dias Ferreira

 

Ricardo Dias Ferreira é natural de Lisboa, mas escolheu o Porto para este projeto em nome próprio devido ao atual desenvolvimento da cidade. Trata-se de um regresso a Portual, depois de sete anos fora.

No Elemento, o fogo é a base das criações gastronómicas: diz o chef que lenha, caruma, palha, pinhas e brasas são as várias formas que permitem que todos os pratos disponíveis, quer na carta, quer no menu de degustação que muda semanalmente – ou ao ritmo que a natureza e a disponibilidade dos produtos assim o exigem –, sejam elaborados sem recurso a tecnologias modernas, gás ou mesmo eletricidade. E tudo preparado ao momento.

Para esse efeito, foi recuperado um fogão a lenha do século XIX e desenhado um grelhador especial para o restaurante. Há também uma zona de brasas que funciona como fumador.

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

 

bt nl

Assinatura Mensal
Edição MensalE-paper

Facebriefing

Melhores Briefing