Out of Office

Bacalhaus há muitos… e, por cá, #ProvamosEAprovamos

O nome não engana. Na Bacalhoaria Moderna, come-se… bacalhau. E a decoração também não deixa margem para dúvidas: há toda uma parede de bacalhaus sob fundo azul, num espaço que remete para o tema gastronómico, mas é despretensioso. É assim o projeto de Susana Almeida e Sousa que convidou a jovem chef Ana Moura.

sexta, 26 julho 2019 12:05
Bacalhaus há muitos… e, por cá, #ProvamosEAprovamos

 

E é a chef e a sua equipa que é possível ver entre tachos e pratos na cozinha, que abre para a sala de refeições, criando um ambiente de proximidade com os clientes.

Bacalhaus há muitos… e, por cá, #provamoseaprovamos

Este é um restaurante que tem vindo a ser descoberto aos poucos, atraindo apreciadores de bacalhau e curiosos, portugueses, mas também estrangeiros, muito embora não fique propriamente numa das artérias mais procuradas pelos turistas. É que a Bacalhoaria Moderna fica na Rua de São Sebastião da Pedreira, um local recatado embora o centro esteja ali muito perto.  

Para Susana este é o concretizar de um sonho. Já tinha tido uma experiência no Time Out Market, mas agora decidiu abalançar-se em nome próprio.  E desafiou Ana Moura a assumir a missão de conjugar a tradição e a modernidade. Um desafio aceite pela chef, que já passou por experiências em restaurantes prestigiados, como o Arzak, que detém 3 estrelas Michelin desde 1989.

A versatilidade do produto estimulou a criatividade e o resultado está à vista numa carta que reinventa clássicos, mas também introduz algumas propostas menos óbvias. Nas entradas, por exemplo, há tártaro de bacalhau com vinagreta de mostarda e há línguas de bacalhau com gema de ovo.

 

 Bacalhaus há muitos… e, por cá, #provamoseaprovamos

Nos pratos principais, é possível provar versões modernas de bacalhau com grão e broa ou de bacalhau à Brás. E é possível descobrir o bacalhau em arroz ou o bacalhau com couves, estragão e tomate.

Bacalhaus há muitos… e, por cá, #provamoseaprovamos

 

 

Quem não for propriamente fã do “fiel amigo” ou quem praticar uma alimentação vegetariana também tem lugar na Bacalhoaria Moderna: leitão confitado, batata confitada, espinafres, figo e sementes de sésamo, e fideua de legumes são as alternativas nos pratos principais, que podem ser antecedidas por sugestões como polvo assado com pickles e abóbora assada ou legumes de temporada, romesco, alho preto e sementes de cânhamo.

E as sobremesas? Também levam bacalhau? Não. Mas vale a pena guardar um espacinho no final da refeição para uma destas três: mousse de chocolate, chocolate branco e amendoim; torta de laranja, moscatel e rum; e tarte de queijo e toffee.

 

Bacalhaus há muitos… e, por cá, #provamoseaprovamos

 

 

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

 

bt nl

Assinatura Mensal
Edição MensalE-paper

Facebriefing

Melhores Briefing