Out of Office

Nesta casa, reina o abacate. Que #provamoseaprovamos

O nome não engana. A sinalética que se vislumbra ao subir (ou descer) a Rua da Esperança, em Lisboa, também não. E a decoração que nos impacta mal se transpõe a porta muito menos. Abrindo a carta, se dúvidas houver, desvanecem-se de imediato: aqui reina o abacate. Afinal, estamos na Avocado House.

sexta, 16 agosto 2019 12:33
Nesta casa, reina o abacate. Que #provamoseaprovamos

 

Aqui tudo tem mais cor. É o restaurante mais instagramável de Lisboa, diz, com orgulho, a mentora do projeto, Mafalda Leitão, enquanto nos faz uma visita guiada, da sala principal ao pátio, passando pelas casas de banho, onde a criatividade se inspirou no abacate para desenhar os símbolos feminino e masculino.

Nesta casa reina o abacate

É verdade que motivos para fotografar não faltam. Na sala de entrada, um painel de madeira mistura cores tropicais numa representação da selva em que predomina o verde abacate. Trata-se de uma obra da Oficina Marques, que teve o patrocínio da Bacardi Martini. E que é refletida pela parede de espelhos fronteiriça.

Nesta casa reina o abacate

Na espanada, novo mural não deixa dúvidas sobre o tema – o traço de Denise Prino deu vida a abacates gigantes. Que não estão apenas nas paredes, mas presentes em todo o espaço, nomeadamente em cada mesa – um frasco de vidro transparente deixa à vista as raízes de uma planta pronta a colocar na terra. E à saída, na hora de pedir a conta, os clientes recebem um caroço e uma pequena explicação de como podem convertê-lo em planta.

Nesta casa reina o abacate

A ideia é – já se disse – de Mafalda Leitão, que, em viagens pelo estrangeiro, teve curiosidade em conhecer um ou outro restaurante do género, mas saiu sempre insatisfeita. Daí a abrir a Advocado House foi um passo, lançando mãos à obra com o amigo Rui Barata, seu sócio.

São dela, além do conceito, as receitas desta casa que está aberta de manhã à noite, pronta a receber diferentes tipos de clientes. Logo de manhã (e até às 18) é possível saborear propostas como o Healthy Avo (iogurte de abacate, frutas da época, granola caseira, mel, mix de sementes e iogurte natural) ou a Panqueca de Abacate.  Ou ainda ovos e tostas, como o Spicy Sunrise (ovos escalfados com pasta de abacate, romã, especiarias asiáticas, mix de rebentos) e os Forest Benedict (ovos escalfados com espinafres salteados, fiambre de peru fumado e um molho holandês bem verde, feito com abacate).

Nesta casa reina o abacate

Há hambúrgueres, tartaros e ceviches. E tacos, mas só depois das 19, entre eles pontuando o Ai Caramba! – feijão preto mexicano, milho, carne picante, jalapeños e salada – e o Tatacos – filet mignon grelhado com feijão em salsa e guacamole. 

Nesta casa reina o abacate

E há sobremesas. Com abacate, claro. E por isso se chamam Avo Sweets: o Cheesecake Avo  é das que tem mais saída.

 

Nesta casa reina o abacate

Para acompanhar, há sumos, chás, lattes e smoothies. Mas também há cocktails com… abacate: o AvoGang leva Bombay Sapphire, xarope de abacate, sumo de lima e puré de abacate, enquanto o AvoKini mistura espumante e puré de abacate. Para beber bem fresquinhos. Com cubos de gelo que não são cubos nem gelo propriamente dito: são caroços de abacate congelados, que assim se reaproveitam.

A servir estas propostas está uma equipa jovem, composta, essencialmente, de estudantes. E em que pontuam dois elementos com dificuldades auditivas. Mafalda quis que a Advocado House também fosse uma casa de responsabilidade social, pelo que privilegiou a inclusão. E para ajudar os clientes a comunicar com estes dois empregadors de mesa criou um pequeno livro de ilustrações. Basta apontar para se fazerem entender. É caso para dizer que uma imagem (ou um gesto) vale mil palavras.

Nesta casa reina o abacate

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

 

 

bt nl

Assinatura Mensal
Edição MensalE-paper

Facebriefing

Melhores Briefing