Out of Office

Pusemos a mesa de Natal num hotel

A Briefing decidiu sentá-lo à mesa de um hotel, na época natalícia. Pode optar por vários, é que trazemos-lhe sugestões para os almoços e jantares entre amigos, para a consoada e para o dia de Natal. Estão, assim, abertas as portas dos espaços: Vila Galé, Casa da Calçada, Fortaleza do Guincho, Tivoli Palácio de Seteais e Maison Albar Le Monumental Palace.

sexta-feira, 06 dezembro 2019 10:02
Pusemos a mesa de Natal num hotel

Começamos na Vila (Galé), que preparou sugestões para os almoços e jantares desta quadra, com opções buffet e à la carte.  Nos hotéis de quatro estrelas – exceto Vila Galé Porto Ribeira –, algumas das sugestões incluídas no menu à la carte são: sopa de cogumelos com queijo fresco e cebolinho; lombinhos de dourada em mousse de batata, com espargos verdes e molho pesto; e lombo de novilho em redução de vinho Madeira, feijão-verde e gratinado de batata. Já no buffet, será possível saborear, como entradas: a sopa de bacalhau com hortelã e uma seleção de salgados, queijos e saladas. Bacalhau gratinado com gambas, salmão grelhado, peito de pato grelhado com laranja, escalopes de peru com alecrim e nozes são alguns dos pratos quentes. Para finalizar, há fruta fresca, pudim de leite condensado, arroz doce ou crumble de frutos vermelhos.

No Vila Galé Sintra, um healthy lifestyle hotel de cinco estrelas, as opções são gourmet light e de baixo teor calórico. Também o Vila Galé Collection Palácio dos Arcos, hotel de cinco estrelas em Paço de Arcos, tem uma oferta especial à la carte. Por último, as pizzarias Massa Fina, no Estoril, em Vilamoura e na Praia da Galé também dispõem de uma oferta para grupos.

Pusemos a mesa de Natal num hotel

Se entrar na Casa da Calçada Relais & Châteaux, em Amarante, encontra o seu restaurante, Largo do Paço, distinguido com uma estrela Michelin.

Para a ceia de natal, no dia 24 de dezembro, as sugestões do chef Tiago Bonito passam pelo buffet de frios, como a salada de bacalhau e grão de bico ou as favas com morcela. Nos pratos quentes, a canja de galinha perfumada com hortelã, o polvo à minhota e o capão com batata assada e arroz fazem companhia ao típico bacalhau da consoada. Para sobremesa, as opções são variadas e acompanhadas por uma seleção de frutas e queijos nacionais e internacionais. O almoço do dia 25 oferece um buffet de frios; creme de abóbora assada, com tomilho e amêndoa torrada; peixe e marisco da costa portuguesa; cabrito assado e perú recheado com frutos secos, cogumelos e castanhas.

Pusemos a mesa de Natal num hotel

Também com uma estrela Michelin, sugere-se o Hotel Fortaleza do Guincho – Relais & Chateaux. Aqui, quem o desenha o menu é o cliente… Com o auxílio do chef Gil Fernandes.

As duas possibilidades – três ou quatro pratos – à disposição são sempre compostas por peixes e legumes da época. Ambos os menus incluem vários amuse-bouche. Os sabores portugueses serão os protagonistas; e ingredientes como o espadarte, o marmelo, o nabo ou a couve irão chegar à mesa.

Pusemos a mesa de Natal num hotel

Perto do Fortaleza, encontra-se o Tivoli Palácio de Seteais, em Sintra. Para a consoada, o hotel coloca na mesa: aveludado de lagosta com coentros, bacalhau e peru recheados, e um buffet de sobremesas e doces.

No almoço do dia de Natal, será servido um buffet com uma seleção de sabores portugueses da época.

Pusemos a mesa de Natal num hotel

Mais a norte, no Porto, o Maison Albar Le Monumental Palace, pelas mãos do chef Julien Montbabut. Para os animados jantares de empresas e de amigos, existem propostas de menu de grupos, na brasserie Café Monumental. Na noite de consoada, os clientes podem optar pelo Café Monumental ou pelo restaurante Le Monument, ambos com assinatura do chef gaulês.

No Café Monumental, na noite do dia 24, será servido um jantar em que se destaca o foie gras de pato “mi-cuit”, com raíz de aipo e vinho do Porto branco; bem como o lombo de bacalhau, com tártaro de ostras e alho francês. A refeição terminará com um buffet de sobremesas natalícias, como o tradicional bolo-rei e as rabanadas, entre muitas outras da chef pasteleira Joana Thöny Montbabut. Já no restaurante Le Monument, entre outras criações do chef, podem ser encontradas as ostras da ria de Aveiro, acompanhadas por pêra e caviar; e o tamboril com alho francês, batata fumada e trufa preta.

Para o dia de Natal, o hotel preparou um brunch, servido ​na mezzanine do Le Monument. Dele, fazem parte: saladas, entradas, mariscos, o bife Wellington, o lombo de bacalhau, e uma seleção de sobremesas.

Pusemos a mesa de Natal num hotel

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

bt nl

À Escolha do Consumidor

Assinatura Mensal
Edição MensalE-paper

Facebriefing

Melhores Briefing