Out of Office

Os Estados (Des)Unidos da América

O registo de viagem do fotógrafo João Porfírio e do jornalista João de Almeida Dias para fazerem a cobertura da campanha presidencial nos EUA para o Observador dá o mote à exposição fotográfica “Estados Desunidos da América”.

sexta-feira, 09 abril 2021 11:44
Os Estados (Des)Unidos da América

Patente até ao dia 14 de maio, no Núcleo Central do Taguspark, Oeiras, a mostra, com curadoria de Maria Mann, inclui fotografias de 16 reportagens. A viagem foi feita entre 24 de outubro e 7 de novembro de 2020, numa distância de mais de 2600 quilómetros.

Podem ser vistas imagens de Nova Iorque; Scranton, a cidade natal de Joe Biden na Pensilvânia; Filadélfia; Vírgina Ocidental; ou Ohio; mostrando a realidade das duas fações. O repórter acompanhou os comícios, a contagem de votos e os festejos na rua da eleição de Joe Biden.

“Nos 16 dias em que estivemos juntos nos EUA em reportagem, não encontrámos ninguém disposto a ficar a meio caminho. Ouvimos quem pusesse Trump ao lado do pior dos fascistas e também quem equiparasse Biden a ditadores comunistas. Conhecemos também quem tivesse deixado de falar com amigos ou familiares por não tolerarem as suas opiniões políticas”, conta João de Almeida Dias.

“Passámos por quatro estados: Nova Iorque, Pensilvânia, Virgínia Ocidental e Ohio, onde assinámos em conjunto 16 reportagens. Fomos dos prédios imensos de Manhattan às planícies de perder de vista no Ohio. Falámos com pessoas felizes pelo estado do seu país e outras que se sentiam no limite. Aqui, contamos como foram esses dias, entre as pessoas que conhecemos e os desafios que encontrámos”, relata.

A mostra pode ser visitada de segunda-feira a sábado, entre as 9 e as 19 horas, e tem entrada livre.

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

 

bt nl

À Escolha do Consumidor

Edições Especiais

Assinatura Mensal
Edição MensalE-paper

Facebriefing

Melhores Briefing