Out of Office

Tokko e não foge

Apresenta-se como “simples, despretensioso e com um ambiente descontraído”. É o Tokko, o novo restaurante japonês em pleno centro histórico da cidade do Porto.

sexta-feira, 27 maio 2022 11:49
Tokko e não foge

Do mesmo grupo do restaurante Tokkotai e a funcionar no mesmo edifício, não podia ser mais diferente do irmão. Surge para oferecer um ambiente mais cool e descomprometido, seja no período de almoço ou ao jantar, que passará a servir em breve.

A carta foi pensada para ser mais simples e despretensiosa, no intuito de permitir, no futuro breve, também as modalidades de delivery e take-away. No capítulo das entradas, vai desde o Carpaccio de Salmão ao Tártaro de Atum Picante, intercalando as escolhas mais tradicionais com outras como os Croquetas de Peixe, os Tacos de Alface Romana com Costela de Porco e Salsa Criolla ou a Salada de Alface Grelhada com Muxama, Castanha e Tomate Confitado.

O menu estende-se depois para as especialidades como os Tacos (salmão e atum), o sushi Batera, e os já habituais Uramakis, Hossomakis, Sashimis e Temakis. Existe também a possibilidade de pedir vários combinados de sushi, nomeadamente vegan.

Há ainda pokes (salmão, atum marinado) e alguns pratos quentes, como o Bife Shogayaki, um prato tradicional japonês com fatias finas de carne de porco e gengibre, o Kare Udon, um caril japonês, ou Arroz de Marisco e Atum Selado.

Para adoçar a refeição, há Mochis de Gelado, bolinhos tradicionais japoneses feitos de arroz glutinoso moído, Bolo Chiffon com Creme Inglês e Gelado ou até Pudim de Matcha.  Além do menu à la carte, está ainda disponível um menu executivo que inclui um otoshi — um pequeno snack servido tradicionalmente como entrada no Japão—, um prato quente ou combinado de sashimi, batera e nigiri (10 peças), sobremesa, bebida e café.  

A carta de bebidas tem diversas referências de vinhos que vão de Portugal à África do Sul, mas é também possível pedir os cocktails de assinatura criados pelo barman do Tokkotai.

Para aproveitar o melhor das estações quentes no Porto, o Tokko possui ainda duas esplanadas distintas. A mais pequena fica no deck de madeira em frente ao restaurante e tem apenas oito lugares, mas é também possível usufruir do Patio, a esplanada exclusiva e interior do edifício, com 18 lugares. 

O Tokko abre de segunda a quinta-feira entre as 12h30 e as 16h, enquanto que de sexta-feira a domingo o restaurante opera entre as 12h30 e as 17h. Em breve, abrirá portas durante a tarde para refeições mais rápidas e também para servir jantares.

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

bt nl

2050.Briefing

O Outdoor Honesto

À Escolha do Consumidor

Edições Especiais

Assinatura Mensal
Edição MensalE-paper

Facebriefing