Out of Office

Eis um Tesouro Real

As joias da Coroa e as peças da ourivesaria real portuguesa passam a estar expostas pela primeira vez em morada própria e permanente. É no novo Museu do Tesouro Real, na ala poente do Palácio Nacional da Ajuda.

sexta-feira, 17 junho 2022 12:25
Eis um Tesouro Real

Do acervo fazem parte mais de mil peças, nomeadamente joias, insígnias e condecorações, moedas e peças de ourivesaria civil e religiosa. São exemplo a coroa, a laça de esmeraldas de D. Mariana, aquela que se pensa ser a segunda maior pepita de ouro do mundo e a caixa de tabaco encomendada por D. José ao ourives do Rei de França, no séc. XVIII, e que a amante de Luís XV não queria deixar sair de Paris.

O espólio está instalado numa das maiores caixas-fortes do mundo (40 metros comprimento, dez metros de largura e dez metros de altura), com três pisos, munida com equipamentos de segurança e videovigilância, portas blindadas de cinco toneladas, vitrines com controlo de temperatura e humidade e vidros à prova de bala.

O plano original para a criação do museu surgiu em 1796, mas a obra de remate da ala poente do Palácio Nacional da Ajuda manteve-se em suspensa até 2016.

A totalidade do projeto tem um valor de investimento de 31 milhões de euros, maioritariamente viabilizado pelo Fundo de Desenvolvimento Turístico de Lisboa (18 milhões de euros). O Ministério da Cultura/DGPC investiu quatro milhões e 800 mil euros e a Associação Turismo de Lisboa investiu nove milhões de euros.

O museu está aberto todos os dias, das 10h às 19h, no verão, fechando uma hora mais cedo no inverno.

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

bt nl

2050.Briefing

O Outdoor Honesto

À Escolha do Consumidor

Edições Especiais

Assinatura Mensal
Edição MensalE-paper

Facebriefing