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ICAP cessa campanha publicitária IVA Zero no Pingo Doce

Pingo_Doce
A campanha publicitária do Pingo Doce intitulada de IVA Zero violava o Código da Publicidade e o Código de Conduta do Instituto Civil da Autodisciplina da Publicidade (ICAP), o qual analisou a iniciativa depois de um consumidor ter apresentado queixa, pondo em causa a mensagem da comunicação da cadeia de supermercados.
quinta-feira, 17 março 2011 10:40

O principal claim da campanha baseava-se em ideias como “No Pingo Doce o aumento do IVA é zero” ou “No Pingo Doce o aumento do IVA é zero por cento” ou “No Pingo Doce, zero de aumento, o IVA aqui não sobe não”, o que, no parecer do consumidor, violava os seus direitos, assim como os princípios da veracidade, honestidade, licitude e legalidade. Na sua defesa, o Pingo Doce advertiu que não é associado do ICAP, optando por não contestar a queixa apresentada.

Por sua vez, o Júri de Ética (JE) do ICAP ripostou que “apesar de a cadeia do Pingo Doce não ser associada do ICAP, a verdade é que os meios difusores da sua campanha o são, pelo que a apreciação por parte do ICAP tem todo o cabimento”, deliberando que “a campanha em causa viola os referidos preceitos do Código da Publicidade e do Código de Conduta do ICAP, devendo a sua divulgação cessar de imediato e não devendo ser reposta, nem em termos parciais, nem em termos totais, enquanto se mantiverem os tipos de ilícitos apurados pelo JE”, como se pode ler na acta publicada no site do ICAP.

Apesar da deliberação do Júri de Ética do ICAP ter sido tomada a 22 de Fevereiro, só agora foi tornada pública.

Fonte: ICAP
quinta-feira, 17 março 2011 15:15

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