Publicidade

Anúncio da Nivea gera polémica e acusações de racismo

nivea-8422
A Nivea lançou uma campanha publicitária que está a provocar uma onda de indignação, sob acusação de racismo. "Re-civilize yourself" (qualquer coisa como "reciviliza-te") é o slogan do polémico anúncio que ocupou uma página dupla na edição de Setembro da revista Esquire.
sexta-feira, 19 agosto 2011 15:39


Na campanha publicitária da Nivea pode ver-se uma imagem de um homem, vestido e penteado aprumo, a largar uma máscara de uma cabeça bem mais descuidada, simbolizando o seu “eu” antes de usar os produtos da marca. Até aqui, nada de mal, não fosse estar em causa um modelo de raça negra e a cabeça “deitada fora” exibir uma grande cabeleira afro.

As acusações de racismo não se fizeram esperar, não tanto pela imagem mas pelo slogan, uma vez que o termo “incivilizado”, notam os media norte-americanos, tem conotações histórica com os afro-americanos e, de forma mais abrangente, com todos os que não são oriundos dos países do “primeiro mundo”. 

A onda de indignação teve início na rede social Twitter, o que já levou a Nivea a emitir um pedido de desculpa e a cancelar a campanha em causa. "Este anúncio é inapropriado e ofensivo. Nunca foi nossa intenção ofender ninguém e portanto lamentamos muito. Este anúncio não voltará a ser publicado", garantiu a marca no Facebook.

Fonte: Visão
terça-feira, 23 agosto 2011 10:26

bt nl

À Escolha do Consumidor

Assinatura Mensal
Edição MensalE-paper

Facebriefing

Melhores Briefing