Publicidade

Continente lidera investimento publicitário

Continente lidera investimento publicitário

A Modelo Continente manteve, em 2011, a liderança do investimento publicitário em Portugal. Só em dezembro, e de acordo com o MediaMonitor da Marktest, foi responsável por um share of voice de 5,7 por cento face ao total do mercado e de 14 por cento face aos 20 maiores anunciantes do mês.

quarta, 01 fevereiro 2012 11:59

 

No último mês do ano, os anunciantes portugueses colocaram 3,1 milhões de inserções publicitárias nos cinco principais meios above the line – televisão, rádio, imprensa, cinema e outdoor.

Este valor traduz uma subida mensal de 9,5 por cento, mas um decréscimo de 5,7 por cento face ao período homólogo. No entanto, os dados relativos a dezembro ainda não estão totalmente recolhidos para todos os meios, pelo que estas percentagens podem sofrer alguma alteração.

A Modelo Continente continuou a liderar, mas a Vodafone registou uma subida de 16 lugares, para a segunda posição, o que corresponde a 5,3 por cento do investimento publicitário total e 12,9 por cento do investimento dos 20 maiores anunciantes em dezembro. Em terceiro posicionou-se a L'Oreal Portugal, que subiu um lugar, tendo sido responsável por um share of voice de 3,3 por cento face ao total do mercado e 8,1 por cento face ao top 20.

No seu conjunto, os 20 maiores anunciantes asseguraram 41,1 por cento do valor publicitário de dezembro, a preços de tabela. Este ranking inclui seis empresas de distribuição, cinco de telecomunicações, quatro do grande consumo e outros cinco de sectores diversos.

A televisão foi, em dezembro, o meio mais privilegiado, tendo recebido 88,6 por cento dos orçamentos para publicidade. Seguiram-se o outdoor, com 5,2 por cento, a imprensa, com 3,0 por cento, a rádio, com 2,1 por cento, e o cinema, com 1,0 por cento.

No total do ano, a televisão continuou a ser o alvo da maior fatia do investimento – com 75,2 por cento – mas a imprensa ficou em segundo, com 13,5 por cento, sendo os restantes 11,2 por cento distribuídos pelos outros meios.

Fonte: Marktest

bt nl

Assinatura Mensal
Edição MensalE-paper

Facebriefing

Melhores Briefing