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Valor do mercado da publicidade caiu 40% em 2011

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O valor do mercado da publicidade caiu 40 por cento em 2011 em comparação com o ano de 2008, disse hoje Pedro Norton, vice-presidente da comissão executiva do grupo Impresa numa conferência sobre jornalismo em tempos de crise, organizada, em Lisboa, pelo Fórum dos Jornalistas.

sábado, 31 março 2012 22:36

 

Segundo o mesmo responsável, num cenário de privatização da RTP essa queda seria de 50 por cento. Sobre os primeiros meses deste ano, Pedro Norton afirmou que a quebra do investimento publicitário nas televisões é da ordem dos 20 por cento.

Na sua intervenção no primeiro painel da conferência, intitulado "Gerir jornais numa era de declínio. Tarefa impossível?", Norton disse que a principal vítima da quebra do investimento publicitário em media é a imprensa pois a publicidade está a "fugir" para os motores de busca e redes sociais.

O vice-presidente da Impresa afirmou que se assiste actualmente a um "tempestade perfeita" no setor dos media e que gera tensões nas redacções e nas empresas. Essa tempestade acontece devido à conjugação de "fenómenos tecnológicos, sociais e empresariais".

Pedro Norton também salientou que existe atualmente uma contradição no setor: por um lado as empresas precisam de fazer uma "desalavancagem financeira" mas, por outro, precisam de investir cada vez mais em criatividade, plataformas e qualidade e credibilidade da marca.

Hermínio Santos

Fonte: Briefing

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