Publicidade

Martin Sorrell e os “cisnes cinzentos” que estão a abalar a economia

Martin Sorrell e os “cisnes cinzentos” que estão a abalar a economia

A crise na zona euro, a volatilidade da situação no Médio Oriente, o abrandamento da economia chinesa e o défice dos EUA. Estes são os quatro "cisnes cinzentos" que estão a abalar a economia e a afetar a publicidade a nível mundial, disse Martin Sorrell, o ceo da WPP.

sexta-feira, 26 outubro 2012 11:19

Num encontro com várias dezenas de ceo's de multinacionais, o principal responsável da WPP, a maior agência de publicidade do mundo, mostrou-se preocupado com a alteração do comportamento dos clientes desde setembro.

Para Sorrell é claro que o sentimento de abrandamento da economia piorou desde o mês passado fazendo com que as pessoas sejam cada vez mais cautelosas. O encerramento de fábricas da Ford na Europa e os cortes no Credit Suisse são dois exemplos de como a situação piorou.

Na economia a referência aos cisnes tem origem no livro "O cisne negro" do académico Nicholas Taleb, um libanês que vive nos EUA. Na obra, Taleb fala em fatores como os "cisnes cinzentos" e noutros, menos previsíveis, como o "cisnes negros".

Sorrell afirmou ainda  que a maioria dos seus clientes sentiu uma "mudança significativa deste setembro. Pode ter acontecido que as pessoas voltaram de férias, olharam para o resto do ano e decidiram ser mais cautelosas".

Esta mudança de sentimentos aconteceu na pior altura pois é agora que estão a ser elaborados os orçamentos de marketing para 2013, disse Sorrell. A WPP já reviu em baixa as suas receitas e lucros até ao final do ano.

Fonte: The Independent

sexta-feira, 26 outubro 2012 11:37

bt nl

O Outdoor Honesto

À Escolha do Consumidor

Edições Especiais

Assinatura Mensal
Edição MensalE-paper

Facebriefing