Publicidade

Soluções à medida

A Academia APAN apresentou esta semana as suas novidades para a "temporada". Manuela Botelho, secretária-geral da associação, disse ao Briefing que a academia "estava preparada para dar um segundo passo". Os associados foram consultados e com o apoio do novo coordenador pedagógico, João Paixão, foram definidos os "novos domínios de intervenção".

quinta, 06 fevereiro 2014 12:48
Soluções à medida

Briefing | Quais as principais novidades da Academia APAN?

Manuela Botelho | Após 18 meses de funcionamento da Academia APAN, por onde passaram quase 300 profissionais num total de 39 ações de formação classificadas como Excelente e Muito Bom (84%) e Bom (16%), achamos que estávamos preparados para dar um segundo passo. Fomos consultando os nossos associados e todos os participantes na Academia, e com a colaboração do novo coordenador pedagógico, João Paixão, um profissional com grande experiência na área da gestão de marketing e grande ligação ao mundo académico, definimos de forma muito clara os domínios de intervenção em que iríamos atuar, tendo em conta que somos uma associação empresarial de anunciantes e que os nossos interlocutores são maioritariamente profissionais de marketing e comunicação – Publicidade, Comunicação de Marketing, Branding, Gestão de Marketing, Comportamento de Consumo e de Compra, sem esquecer um conjunto de competências pessoais essenciais para quem desempenha funções desta natureza e com esta responsabilidade.

Com esta amplitude de áreas de intervenção vêm também novos formatos que passam de quatro a seis – Crash Courses, Workshops, Seminários Avançados, Com-Lab e Boot Camp – mantendo-se ainda as formações In House para aquelas empresas cuja dimensão justifica uma avaliação criteriosa das suas necessidades e uma proposta formativa que responda exatamente aquilo que precisam.

Briefing | Quais são os objetivos inerentes a estas novidades?

MB | Como dizia hoje o Prof. Augusto Mateus na apresentação pública que fizemos do Plano de 2014 da Academia APAN, vivemos num mundo novo em que "o consumidor passou a fazer parte da cadeia de valor das propostas de produtos e serviços", e quem não encarar a atividade empresarial desta forma dificilmente sobreviverá. Isto é, efetivamente, a mais clara definição que ouvi até hoje sobre a nova realidade em que vivemos. Isto demonstra que nunca foi tão difícil fazer marketing como atualmente. As pressões internas e externas a que os profissionais de marketing estão sujeitos – internamente porque têm que fazer mais com menos e justificar cada euro investido; e externamente porque lidam com todo um universo de pessoas cada vez mais difíceis de caracterizar, cada vez mais sépticas em relação ao marketing e cuja atenção é cada vez mais difícil de captar – obrigam-nos a repensar e a redefinir muitas das formas como pensamos e como trabalhamos.

Briefing | Quais são as ambições da APAN para a Academia?

MB | As nossas ambições passam acima de tudo por:

a) ter a capacidade para sensibilizar as organizações e os seus profissionais de que não há progresso sem progresso de conhecimento
b) apresentar propostas de valor em matéria de desenvolvimento de competências relevantes e de utilização imediata
c) atingir níveis de satisfação dos formandos tão ou mais elevados dos que obtivemos até agora;
d) estimular o trabalho colaborativo e o networking entre profissionais da mesma área.

Briefing | De que forma é que a Academia APAN se enquadra nos objetivos da Associação?

MB | Um dos pilares da missão da APAN passa por "Estimular a máxima eficácia e eficiência dos investimentos em comunicação dos seus associados, através da partilha de conhecimento e contribuindo para um diálogo especializado com os vários atores envolvidos na comunicação de marketing".

Procuramos cumprir a nossa missão através de um conjunto de objetivos e planos de ação que sejam mensuráveis e que justifiquem perante os nossos associados o retorno dos seus investimentos. A Academia APAN é apenas uma das iniciativas que cabe neste pilar da nossa missão já que o conhecimento que partilhamos vai muito para além daquele que disponibilizamos na Academia, que é das poucas iniciativas que a APAN alarga a não associados. E fazemo-lo porque consideramos que tem um capital de confiança, competência e pro-atividade que podemos e devemos partilhar com todo o mercado, assegurando, obviamente, as melhores condições para os seus associados. Enquanto associação temos obrigação de "espalhar" os benefícios do valor partilhado.

Para além disso há todo um outro conjunto de investimentos em procura, sistematização e partilha de conhecimento, só possível com o apoio dos nossos associados, em estudos de mercado sobre matérias transversais a todos os setores de negócio e cujos insights são de grande relevância para os negócios dos nossos associados.

Briefing | Que mais valias é que a Academia pode acrescentar aos profissionais do setor?

MB | Pode ajudá-los a transformar em oportunidades os problemas que têm atualmente: de credibilidade, de criação de valor para os diferentes stakeholders, de medir a eficácia e gerir melhor a eficiência dos seus investimentos, de tornar mais claros e accountable os seus objetivos, melhorar as suas competências pessoais para melhor fazer passar a sua mensagem, perceber e saber lidar com as novas ferramentas proporcionadas pelas novas tecnologias, entre muitos outros aspetos. Enfim, aprender e saber mais para poder desempenhar melhor a sua função tendo em conta que a competência tem por base o conhecimento.

Briefing | Como avalia o impacto do digital no setor e de que forma isso influencia as ações de formação?

MB | O desenvolvimento tecnológico tornou o mundo digital omnipresente na vida das pessoas e, por isso, incontornável na vida das organizações. E nessa área a velocidade a que as coisas acontecem não é comparável com qualquer outra realidade que tenhamos vivido até agora, o que traz várias implicações – técnicas e éticas. Técnicas na medida em que são um excelente meio de comunicação num mundo com audiências cada vez mais fragmentadas; mas simultaneamente implicações éticas associadas à transparência com que as organizações atuam. Nesse sentido procuramos na Academia APAN cobrir todas as dimensões do meio digital e do seu impacto nos negócios.

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Vídeo

segunda, 10 fevereiro 2014 12:26

bt nl

Assinatura Mensal
Edição MensalE-paper

Facebriefing

Melhores Briefing