Publicidade

O Edson está de volta à FCB e tem uma missão

O criativo brasileiro Edson Athayde, autor de claims como "Tou xim", para a então Telecel, está de volta a Portugal e à agência de que foi diretor criativo em 1998 – a FCB. Agora como CEO e CCO, no âmbito de uma estratégia que visa distinguir "claramente" a agência do formato de "loja do chinês da publicidade".

segunda, 01 setembro 2014 11:42
O Edson está de volta à FCB e tem uma missão


Edson Athayde assume assim o lugar de Luís Silva Dias, que fica como chairman e vai passar a dedicar-se ao cargo de diretor criativo internacional.

Diz a FCB que esta é a mais expressiva de uma série de contratações a acontecer até final do ano e que se insere na estratégia de crescimento da agência, que pretende consolidar o seu posicionamento como hub criativo.

Para o agora chairman, o dia 1 de setembro marca o início de um novo ciclo. A escolha de Edson Athayde – afirma – é natural, por ser "uma pessoa que, pelo seu perfil, manterá a qualidade do produto criativo como elemento estruturante da empresa".

A FCB – adianta Luís Silva Dias, em comunicado – tem, por um lado, o desafio de "continuar a responder à cada vez maior exigência do mercado e acrescentar verdadeiro valor às marcas.
Além disso, a FCB pretende distinguir-se "claramente" do formato emergente de loja do chinês da publicidade que, com uma meia dúzia de pessoas abnegadas, baratinhas e complacentes pretende imitar o serviço de uma agência de publicidade integrada, sem se responsabilizar pela criação consistente de valor ou por garantir retorno às marcas ou aos consumidores".

Edson Athayde radicou-se em Portugal em 1991, assumindo a direção criativa e a vice-presidência da Young & Rubicam Portugal. Em 1995 tornou-se diretor criativo da Young & Rubicam Iberia. Antes de fundar a sua própria agência, em 1998, passou pelo Grupo Lusomundo, como diretor executivo com o pelouro do Marketing, saindo em 1998 para fundar a Edson Comunicação e assumir, em simultâneo, a presidência e direção criativa da FCB.

Em 2002 fez uma pausa na publicidade e voltou ao Brasil, para regressar a Portugal uma primeira vez como vice-presidente e diretor criativo da Ogilvy. O ano de 2010 viu-o de novo no Brasil, como vice-presidente e diretor criativo da Master Comunicação (WPP). Regressa agora a Portugal e à FCB.

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

bt nl

Assinatura Mensal
Edição MensalE-paper

Facebriefing

Melhores Briefing