A Briefing em Cannes

Mais feminino que nunca

Mais feminino que nuncaTrata-se do festival de criatividade mais reconhecido da área, mas este ano, mais do que nunca, Cannes escreve-se no feminino. Nos últimos anos, o festival tem visto um aumento exponencial de submissões com o tema do empowerment feminino, sendo algumas delas grandes vencedoras da competição. E este ano não parece ser diferente.

terça-feira, 20 junho 2017 12:24

Após o grande sucesso de campanhas tais como Real Beauty Sketches , Always #LikeAGirl e I Will What I Want, previa-se que o Fearless Girl, da McCann New York, desse bastantes leões para a agência. E com boa razão.

O que se confirmou: só Grand Prix já arrecadou três, em Relações Públicas, Outdoor e Glass.

Afinal de contas, trata-se de um tópico atual que toca não só no pulso da sociedade moderna, mas também no núcleo da própria indústria que a originou. Veja-se pelo exemplo da própria organização do festival.

Este ano, 43% do júri é do sexo feminino em oposição ao valor de 21% de há apenas cinco anos. Um aumento nunca antes visto na principal competição internacional de uma indústria que ainda é maioritariamente liderada por homens. É até provável que este facto esteja na base dos vários seminários sobre igualdade de género que constam no programa do festival.

É possível que, como afirmam alguns críticos, o tema do empowerment feminino seja apenas o tópico da moda, destinado a ser explorado até ao tédio e gerando inúmeras execuções que vão do genial até à imitação barata e mal realizada. Mas até lá, Cannes continua a ser o local para encontrar o melhor género de criatividade.

terça-feira, 20 junho 2017 12:33

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