Publicidade

Preconceito nos anúncios? Unilever e ONU dizem não!

A Unilever juntou-se à ONU Women - uma entidade da ONU que luta pela emancipação das mulheres - e a alguns dos maiores players na área da publicidade e da tecnologia a nível mundial para pôr um fim a retratos estereotipados de género na publicidade. É a Unstereotype Alliance.

terça, 20 junho 2017 12:56
Preconceito nos anúncios? Unilever e ONU dizem não!

O coletivo, do qual fazem parte a Google, Mars, Facebook, Microsoft e WPP, entre outros, trabalhará com base na campanha "Unilever's 2016 'Unstereotype'" para mudar a forma como as mulheres e homens são retratados nos anúncios, acabando com estereótipos que "muitas vezes são perpetuados pela publicidade".

A Unilever já tem dado alguns passos nesse sentido com campanhas como a "Beleza Real" da Dove, protagonizadas por mulheres de diferentes idades, tamanhos, etnias, tipo e estilos.

"Temos visto um verdadeiro progresso na nossa indústria, mas não é suficiente", afirma o diretor de Marketing e Comunicação da Unilever, Keith Weed, que quer trabalhar com toda a indústria para atingir os propósitos da campanha Unstereotype. "O nosso trabalho não fica feito enquanto continuarmos a ver anúncios que diminuam ou limitem o papel das mulheres e dos homens na sociedade", diz.

O primeiro evento da Unstereotype Alliance terá lugar esta semana, no Cannes Lions, onde o coletivo espera angariara mais membros e impactar a indústria, passando a ideia de que todas as marcas devem juntar-se a esta luta.

"As conceções negativas das mulheres e meninas são uma das maiores barreiras para a igualdade de género e nós precisamos abordar e mudar essas imagens onde quer que elas apareçam", salienta a diretora executiva da ONU Women, Phumzile Mlambo-Ngcuka, que acredita que "a publicidade é um meio particularmente poderoso para mudar perceções e impactar as normas sociais".

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

bt nl

Assinatura Mensal
Edição MensalE-paper

Facebriefing

Melhores Briefing