Publicidade

Mercado publicitário deve crescer 2% este ano

O mercado de publicidade em Portugal deverá crescer 2% este ano, atingindo os 556 milhões de euros, de acordo com as mais recentes estimativas da Magna Global, unidade de estratégia do IPG Mediabrands. Trata-se de uma evolução inferior à previsão para o investimento global, que deverá subir 3,7%.

quarta, 28 junho 2017 12:14
Mercado publicitário deve crescer 2% este ano

Ainda assim, o CEO da IPG Mediabrands Portugal, Alberto Rui Pereira, considera, em comunicado, que, não obstante a dimensão do mercado, "nos últimos 2 anos, Portugal tem conseguido manter um crescimento competitivo em relação ao resto da Europa". "As previsões para 2017 demonstram que, independentemente das plataformas que ganham ou perdem terreno, o investimento mantém a tendência positiva, o que é um bom indicador para o mercado", acrescenta.

De acordo com as mesmas estimativas, nos próximos cinco anos, espera-se que o mercado português mantenha um crescimento relativamente constante do investimento publicitário entre 3% e 5%, com o digital a ganhar gradualmente terreno à TV. A televisão ainda é o principal meio no mercado nacional, controlando quase metade das receitas publicitárias, em contraste com outros mercados da Europa Ocidental, onde o peso do meio caiu para 28%.

Embora as audiências das televisões em sinal aberto permaneçam elevadas, a TV paga tem vindo a aumentar, conhecendo um crescimento a dois dígitos nos últimos dois anos e representando já 22% do investimento publicitário neste suporte. Também a Internet continua a crescer, com um peso de 25% do investimento publicitário e continuará a crescer a dois dígitos nos próximos anos (+ 16% em 2017), seguindo as tendências internacionais.

No que toca ao investimento publicitário no digital, o search controla a maior fatia (34%), mas são o vídeo e o investimento em redes sociais que evidenciam o maior crescimento.

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

 

bt nl

Assinatura Mensal
Edição MensalE-paper

Facebriefing

Melhores Briefing