A cadeia de hotéis Courtyard by Marriott será, durante os primeiros
três meses, o único patrocinador do jornal USA Today. Graças a este
patrocínio este jornal terá uma subscrição gratuita durante este
período. Depois, o jornal passará a estar disponíveis
através de subscrição.
A FedEx comprou espaço publicitário nas aplicações do The Wall Street
Journal, Reuters e Newsweek. Nestes últimos dois meios a FedEx será
patrocinador exclusivo durante os primeiros 90 dias. Já a empresa de
cartões de crédito Chase Sapphire apostou no The New York Times.
Unilever, Toyota Motor, Korean Air e Fidelity marcarão presença no The
Times. Em nota de imprensa, o The Journal, referiu que a sua subscrição
custará 17,99 euros por mês.
Que preço?
No entanto, o preço da publicidade poderá vir a ser o grande ponto de
discórdia. Isto porque os anunciantes já deixaram claro que os valores
deverão ser menores em ‘tablets' do que os preços definidos para os
anúncios impressos.
O próprio vice-presidente da subsidiária norte-americana da Toyota
afirmou, em Dezembro: "Temos esperança de que o custo diminua, porque é
bem mais fácil criá-lo eletronicamente e inseri-lo num livro
electrónico do que imprimi-lo". Para já, ‘Reuters', ‘People' ou ‘Times'
definiram a cobrança por taxa fixa, o que não se deve alterar até que
os ‘downloads' estabilizem.
Outro problema associado ao pioneirismo é a inexistência de
instrumentos de mediação que quantifiquem o sucesso dos anúncios. Com
os números actualmente no mercado, os jornais e Jobs poderão já
esfregar as mãos de contentamento. Isto porque, segundo Phuc Truong,
director-geral da Mobext, a unidade de ‘mobile marketing' da Havas
Digital, a publicidade para estas aplicações pode já custar entre 55
mil e 220 mil euros por alguns meses de exclusividade.
Ainda assim, nenhuma empresa deve estar tão ansiosa como a Apple por
rentabilizar o novo fenómeno. Segundo o jornal ‘Media Post Online', não
é por isso inocente a apresentação, alegadamente marcada para amanhã,
de um novo modelo de publicidade ‘mobile', uma nova arma para competir
com o Google num mercado que em 2014 poderá valer 6,7 mil milhões de
dólares.
Apple vende 50 mil iPad em duas horas
De Nova Iorque a São Francisco muitas foram as filas à porta das lojas
Apple para comprar o iPad. No primeiro dia de venda, 3 de Abril, a
empresa de Steve Jobs vendeu cerca de 25 mil unidades do novo ‘gadget'
por hora segundo a imprensa tecnológica. Com um preço entre os 499 e os
800 dólares (370 e 593 euros), dependendo da versão, o iPad deve vender
entre quatro e sete milhões de unidades no primeiro ano.
CK
Fonte: Diário Económico e Marketing News