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Modelo Continente lidera investimento publicitário em Novembro

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Os dados são do MediaMonitor e referem-se ao investimento publicitário nos cinco principais meios. De acordo com a análise, a liderança e da cadeia de hipermercados da Sonae.
quarta-feira, 30 dezembro 2009 13:05


O Modelo Continente subiu três posições para a liderança da tabela dos maiores investidores em publicidade, com um “share of voice” de 4,8% face ao total do mercado publicitário e de 12,4% relativamente ao total dos 20 maiores anunciantes do mês.

Já a L'Oreal Portugal cai uma posição, para segundo, com um “share of voice de 3,9% face ao total do mercado publicitário e de 10,1% face ao total dos 20 mais.

Curiosa é a subida da PT, que ascende 24 posições e está agora em terceiro na lista dos maiores anunciantes, tendo, em Novembro, sido responsável por 2,6% do investimento publicitário total e por 6,7% do colocado pelos 20 maiores anunciantes.

Segundo os dados da Marktest, em Novembro de 2009, os anunciantes portugueses colocaram cerca de 2,6 milhões de inserções publicitárias nos cinco principais meios above the line (televisão, rádio, imprensa, cinema e outdoor). Um valor que representa uma quebra mensal de 3.2% e homóloga de 4.5%. Contudo, a empresa faz uma ressalva: o período de recolha da informação relativa a Novembro de 2009 não está ainda concluído para todos os meios.

No seu conjunto, os 20 maiores anunciantes colocaram 38,6% do valor publicitário registado em Novembro de 2009, em preços de tabela.
Entre os 20 maiores investidores publicitários, encontramos 7 empresas da área do grande consumo, 5 das telecomunicações, 4 da distribuição e 2 instituições de outros sectores.

Outro dado a registar é o facto do meio TV ter sido mais privilegiado que a média. Segundo o Mediamonitor, em Novembro, os maiores anunciantes canalizaram 88,6% dos seus budgets para este meio. Ao outdoor atribuíram 4,9%, para a imprensa dirigiram 4,1%, à rádio 1,7% e ao cinema 0,7%.

De Janeiro a Novembro de 2009, a maior fatia do investido a preços de tabela foi dirigida à televisão, com 73,6%, enquanto a imprensa captou 15,3% dos montantes totais, cabendo 11,1% aos restantes meios analisados pelo MediaMonitor.

Conheça a lista dos maiores anunciantes nacionais, relativa a Novembro:

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AB

Fonte: MediaMonitor/Marktest

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