Publicidade
Mercado publicitário mundial deverá crescer 0,8 ou 0,9% em 2010

Um dos valores é apontado pelo GroupM (0,8%), enquanto o outro é avançado pela ZenithOptimedia (0,9%). Estas são as mais recentes previsões globais para o mercado publicitário e ambas empresas avançam previsões muito próximas de crescimento em 2010.
quinta, 10 dezembro 2009 08:45
Em 2008 as previsões das duas empresas para o mercado mundial foram idênticas: uma quebra de 0,2% em 2009. Agora, no final do ano, ambas previsões são revistas em baixa, sendo que o GroupM prevê que o mercado publicitário mundial feche o ano com uma quebra de 6,6%. A ZenithOptimedia aponta para menos 10,2%.
No que toca às previsões para os diferentes mercados, aara a América do Norte, a ZenithOptimedia prevê uma quebra de dois dígitos na ordem dos 12,7% para 2009, seguida de uma quebra de 2,4% em 2010. Já o GroupM aponta que este mercado deverá cair 7,8% este ano, voltando a cair 4% no próximo.
Na Europa Central e de Leste, a Zenith aponta uma forte queda do Mercado publicitário em 2009, 21,7%, mas avança que a situação será invertida em 2010, quando o mercado europeu crescer 2,3%. O GroupM prevê uma quebra de 18,2% para este ano e uma subida de 6,3% para o próximo.
Quanto ao mercado Asiático, a Zenith prevê uma queda de 3,1% em 2009, enquanto o GroupM prevê de apenas 0,4%. Já na Europa Ocidental, segundo a ZenithOptimedia, este ano o mercado publicitário deverá cair 11,8%, ou 12,8% na opinião dos analistas do GroupM.
AB
Fonte: Brand Republic