Publicidade

Maiores anunciantes nacionais de 2009: quem sobe e quem desce no ranking

anunciantesˍ09ˍptg.jpg
L’Oreal, Unilever Jerónimo Martins e Modelo Continente lideram a tabela das empresas que mais investiram em publicidade em Portugal nos 10 primeiros meses do ano. O ranking traz novidades em 2009: a saída da Optimus do top 10 e a entrada da Sumol+Compal para a oitava posição.
quinta-feira, 03 dezembro 2009 15:05


Os dados, do Mediamonitor, são relativos ao período compreendido entre Janeiro e Outubro de 2009 e foram comparados ao período igual do ano passado, pelo Departamento de Research da Nova Expressão. Nas três primeiras posições os nomes mantêm-se os mesmos, registando-se apenas a troca do primeiro e segundo lugares, entre a Unilever-JM (que até Outubro de 2009 investiu quase 132 milhões de euros em publicidade, a preços de tabela) e a L’Oreal Portugal (com mais de 154 milhões de euros investidos). Em 2008, até ao décimo mês do ano, a Unilever estava na primeira posição da lista e tinha investido 122,8 milhões de euros, enquanto a L’Oreal ocupava o segundo lugar, com o investimento publicitário a superar os 118,6 milhões de euros.

As maiores novidades a apontar em 2009, até Outubro, são a saída da Optimus do top 10 dos anunciantes nacionais e a entrada da Sumol+Compal nesse mesmo ranking.

Em Outubro do ano passado Optimus tinha investido em publicidade mais de 101 milhões de euros, e ocupava a quarta posição da lista. No ano corrente, entre Janeiro e Outubro, o investimento publicitário da operadora fixa-se em pouco mais de metade do valor de 2008, quase 55,5 milhões de euros.

Já a Sumol+Compal que em 2008, no período em análise, ocupava a 16ª posição do ranking com mais de 44,5 milhões de euros investidos em publicidade, figura agora no oitavo lugar dos maiores anunciantes de 2009. Até Outubro a empresa investiu mais de 62 milhões de euros em publicidade.

Consulte a listagem:

Anunciantes (Janeiro a Outubro de 2008)

Anunciantes (Janeiro a Outubro de 2009)

 Var.

1

Unilever-JM – €122,8 milhões  

1

L’Oreal Portugal – €154,2 milhões

30%

2

L’Oreal Portugal – €118,6 milhões

2

Unilever-JM – €131,9 milhões

7,5%

3

Modelo Continente – €112,8 milhões

3

Modelo Continente – €125,4 milhões

11,1%

4

Optimus – €101,3 milhões

4

Procter & Gamble – €124,3 milhões

22,8%

5

Procter&Gamble – €101,2 milhões

5

Reckitt Benckiser – €105,5 milhões

6,7%

6

Reckitt Benckiser – €98,9 milhões

6

PT – €80,6 milhões

35,3%

7

TMN – €83,9 milhões

7

Vodafone – €78,8 milhões

-0,6%

8

Vodafone – €69,4 milhões

8

Sumol+Compal – €62 milhões

39,3%

9

Danone – €59,5 milhões

9

TMN – €60,6 milhões

-27,7%

10

PT – €44,5 milhões

10

Danone – €60,5 milhões

-12,8%

 

AB

 

Fonte: Nova Expressão

 

bt nl

À Escolha do Consumidor

Assinatura Mensal
Edição MensalE-paper

Facebriefing

Melhores Briefing