A comunicação digital impacta vendas das marcas de luxo

Esta é uma das conclusões do estudo “O Percurso do Cliente de Luxo”, elaborado pela LuxHub, consultora estratégica de luxo do Havas Media Group. Explica o relatório que apesar de as compras em lojas físicas representarem a grande fatia dos lucros, 40% das vendas tradicionais são fortemente impactadas por conteúdos e pontos de contacto digitais.

O estudo confirma que o e-commerce ainda não é amplamente usado pelas marcas de luxo (16%), mesmo sendo percecionado como mais confortável e conveniente. O ponto de vendas físico é, ainda, o canal mais seguro, confirmando que o “ver e tocar” um produto continua a ser uma parte essencial da experiência de compra, conclui a LuxHub.

Sobre as caraterísticas mais associadas com as marcas de moda de luxo mais conhecidas, os inquiridos enumeraram a elevada qualidade (47%), e “o último grito da moda” (32%), com apenas 26% dos 6400 inquiridos a percecionarem estas marcas como notórias. Quanto às razões para comprar um artigo de luxo as principais são a auto-recompensa (51%) e o preço especial vendas/conveniência (48%).

O “Percurso do Cliente de Luxo” definiu também os seis pontos de contacto com maior impacto na notoriedade da marca e intenção de compra: experiência de boutique (61,3%), montra de boutique (60,8%), websites oficiais da marca (54,7%), opiniões de amigos/família dadas pessoalmente (52,1%), motores de busca (45,8%) e publicações de moda online (43,5%).

E, ainda que os smartphones sejam cada vez mais usados nos pontos de venda físicos, para finalizar uma compra, 28,3% dos europeus afirmam que não usam o telemóvel.

O estudo “Percurso do Cliente de Luxo” foi realizado em oito mercados com mais de 6400 consumidores e 25 marcas, e pretende dar às marcas de moda de luxo uma visão do mapa estratégico a desenvolver para envolver o público, sobretudo na transformação digital.

briefing@briefing.pt 

Sexta-feira, 11 Setembro 2015 10:19


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