Bloqueio de anúncios custa 20 milhões

Bloquear a publicidade no computador é cada vez mais comum e está a custar milhões aos anunciantes. Segundo um relatório da PageFair e da Adobe, o uso de softwares de bloqueio de publicidade cresceu 41% a nível mundial no segundo trimestre de 2015, esperando-se que a sua utilização ultrapasse a receita proveniente dos anúncios em mais de 14 mil milhões de libras (19,8 mil milhões de euros) em 2015.

Para 2016, as receitas deverão subir para 26,8 mil milhões de libras (37,9 mil milhões de euros).

Mensalmente, há 198 milhões de utilizadores ativos para a maioria das extensões de browser que bloqueiam anúncios, indica o estudo.

“É trágico que os utilizadores de bloqueadores de anúncios estejam a infligir perdas de muitos milhões de dólares precisamente aos sites de que mais gostam”, diz o cofundador e chief executive da PageFair, Sean Blanchfield. E aponta uma “ameaça eminente de colapso” do modelo de negócio que apoiou a internet aberta durante duas décadas com o alargamento da utilização destes softwares também ao mobile.

 

briefing@briefing.pt

Terça-feira, 11 Agosto 2015 11:34


PUB