Os vencedores, que vão figurar no livro Superbrands Portugal 2016, foram eleitos pelos consumidores e pelo Conselho Superbrands, composto por 15 especialistas em marketing e comunicação.
Era, Mastercard, Moulinex, Pousadas De Portugal, Sacoor Brothers e Zippy, estrearam-se a receber a distinção. Já a EDP foi premiada doze vezes, em todas as edições em Portugal, enquanto os CTT receberam onze vezes o selo Superbrands.
Além das marcas já referidas, este ano, foram ainda vencedoras a Amex, Bimby, Bom Petisco, BPI, Branca de Neve, Caixa Geral de Depósitos, Cartuxa, Chicco, Diário de Notícias, Johnson’s, Lidl, Mercedes-Benz, Millennium Bcp, Pedras, Pestana, Remax, RFM, RTP, Sapo, Sport Lisboa e Benfica, Sport Zone, Sporting Clube de Portugal, Super Bock, Terra Nostra, Tranquilidade, TSF e Vista Alegre.
O Prémio Solidariedade Superbrands 2016 foi entregue à AMI, Assistência Médica Internacional, numa iniciativa conjunta entre a Superbrands e a RTP+, que “pretende reconhecer as boas práticas na gestão de Marca como um ativo central na afirmação e profissionalização das organizações do terceiro setor”.
“O nosso mercado tem a capacidade de todos os anos, surpreender-nos com novas Marcas a merecer o selo Superbrands. Nos 12 anos da Superbrands em Portugal foram distinguidas mais de 150 marcas, é um sinal muito positivo para a economia portuguesa e para os nossos profissionais”, afirma o senior partner da Superbrands Portugal, Pedro Diogo Vaz.
O impacto da distinção foi avaliado junto dos consumidores através de um estudo da Netquest com o qual se concluiu que mais de 90% admitem estar mais ou muito mais inclinados a comprar, experimentar ou recomendar uma marca com o selo Superbrands.