O Natal é das épocas mais importantes e mágicas para A Padaria Portuguesa e as equipas vivem este momento com muita alegria. As lojas “vestem-se” de grinaldas verdes, o sortido de Natal enche as montras de cores vivas e sabores apetecíveis, e as latas de Natal com música e luz decoram os balcões e reforçam o lado solidário da marca, em que 1€ do seu valor reverte para o combate ao desperdício alimentar. Ouvem-se os clássicos de Natal como banda sonora, o ambiente das lojas é especial e a azáfama das Festas enche os espaços de boas energias. Nas ruas, as fachadas das lojas iluminam a cidade, participando ativamente no espírito natalício que se vive em Lisboa e no Porto.
As montras das lojas abrem espaço para o sortido especial de Natal, dos sonhos às rabanadas e azevias, aos clássicos bolo-rei, bolo-rainha e ao novato bolo escangalhado. Nesta época, o bolo-rei consegue rivalizar com o ‘best-seller’ da marca – o famoso pão de deus – pois é um produto muito aguardado pelos clientes, que está disponível em formato miniatura no mês de novembro e no seu formato original a partir de dezembro. Este ano, voltamos a ter o bolo escangalhado, que é já um sucesso junto dos clientes. No meu caso, o meu preferido desta época é o bolo-rainha, não dispenso uma fatia todos os dias!
Internamente, também temos várias iniciativas que já são uma tradição e que marcam a época natalícia: oferecemos um cabaz composto por bacalhau e bolo-rei a cada colaborador, e para os seus filhos (até aos 12 anos) oferecemos um calendário do advento e a possibilidade de participar na Academia dos Pequeninos durante as férias escolares, quando os mais novos têm a oportunidade de realizar um workshop com o nosso chef Paulo Cardoso e fazer bolachas de Natal para levarem para casa, além de participarem em outras atividades lúdicas ligadas à época festiva.
Também envolvemos os nossos colaboradores em ações de voluntariado apoiando diferentes causas. Este ano, vamos ter duas iniciativas solidárias distintas, uma com a Casa dos Rapazes com a oferta de presentes de Natal personalizados, e outra com a Comunidade Vida e Paz, que se irá traduzir numa recolha solidária interna de bens alimentares e de higiene pessoal para apoiar esta associação.
Para o convívio interno nesta época festiva, o já habitual almoço de Natal d’ A Padaria Portuguesa junta cerca de 120 pessoas – dos gerentes das lojas, às equipas de suporte – num restaurante, numa tarde que acaba sempre por ser especial e muito animada. Outra tradição d’ A Padaria Portuguesa acontece na véspera de Natal, a 24 de dezembro, quando visitamos a loja que teve melhores vendas nesse dia para fazer um brinde com toda a equipa – é um momento de partilha e de grande emoção, que se segue aos momentos em família tão esperados por todos.
Os meses de novembro e dezembro trazem a magia do Natal às nossas lojas e é uma época com grande impacto no negócio. A Padaria Portuguesa está há 14 anos a trazer uma alegria especial ao Natal dos seus clientes e a construir uma tradição, com receitas clássicas e sempre com alguma novidade e inovação.
Rita Neto, diretora de Marketing d’A Padaria Portuguesa