O Carnaval de Torres Vedras celebra a criatividade, a irreverência e a alegria dos torrienses. Em 2025, esta celebração assume um significado especial, ao trazer como tema “50 Anos, 25 de Abril”. Entre os dias 28 de fevereiro e 5 de março, Torres Vedras será palco de seis dias de folia, em que a história e a liberdade andarão de mãos dadas com a alegria dos torrienses e visitantes.
Este evento, organizado pela Câmara Municipal de Torres Vedras e pela empresa municipal Promotorres, é um reflexo da identidade do concelho e do seu dinamismo. A cada ano, o Carnaval de Torres Vedras atrai milhares de visitantes, impulsionado por uma estratégia de marketing estruturada, garantindo ampla divulgação e projeção nacional e internacional. O investimento no Carnaval de Torres Vedras privilegia por isso a segurança e a preservação dos seus traços identitários, que garante que os momentos mais icónicos e tradicionais são mantidos, reforçando a sua autenticidade e história. Assim, a festa mantém a sua essência e continua a ser um marco identitário da comunidade, enquanto contribui para a economia local.
De acordo com estudos do IPLeiria, entre 2013 e 2015, o retorno económico do Carnaval de Torres Vedras foi de cerca de nove milhões de euros. Em 2024, este valor cresceu para uma estimativa superior a 12 milhões de euros, beneficiando especialmente setores como a hotelaria, a restauração, os estabelecimentos noturnos e o pequeno comércio tradicional. Em 2025, estamos a realizar um novo estudo com o ISCTE para melhor compreendermos o perfil dos visitantes e o impacto real da festa na economia local. Nesta edição, espera-se a participação de cerca de 500 mil foliões, num evento que conta com o envolvimento direto de 1700 pessoas na sua organização. Com um orçamento de aproximadamente 1,15 milhões de euros, este é um investimento significativo, mas que se traduz num impacto económico inegável para a região.
A estratégia de comunicação é também reforçada com o apoio de patrocinadores e parceiros, e da rádio e televisão oficiais. Contamos ainda com o apoio institucional do Turismo de Portugal e do Oeste Portugal, consolidando o Carnaval como um evento de interesse nacional.
Mais do que um evento, esta tradição fortalece a identidade cultural local, com a participação ativa de centenas de grupos de mascarados, que trazem inovação e diversidade. A estreita ligação entre a festa e a comunidade faz do Carnaval de Torres Vedras um símbolo da identidade torriense e da sua hospitalidade.
Laura Rodrigues, presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras