O Natal e a relevância/o impacto desta época para a marca

Há 140 anos que é Natal na Bordallo Pinheiro. Mas, como é que vive a época natalícia e qual o impacto que esta tem na marca? A diretora da fábrica, Nádia Rodrigues, explica-o na 1.ª Pessoa.

O Natal e a relevância/impacto desta época para a marca

A Bordallo Pinheiro nasceu há precisamente 140 anos, quando o seu fundador, Raphael Bordallo Pinheiro, criou a fábrica que a partir dali daria início à materialização de peças intemporais, irreverentes, naturalistas, com a sua visão única e talento artístico inigualável. Desde essa altura, com os altos e baixos próprios de uma marca desta longevidade, se foi construindo o ADN da marca que até aos dias de hoje é o pilar de todas as novas coleções, desenvolvimentos e parcerias.

O Natal é uma época ligada à união e à família e a Bordallo Pinheiro está no imaginário da maioria das famílias portuguesas pelas recordações que nos avivam a memória: as mesas com as travessas de couve dos nossos avós, as paredes decoradas com peixes dos nossos tios, o cheiro dos cozinhados dos nossos pais a escapar pelas terrinas.

Existem também várias coleções da Bordallo Pinheiro dedicadas à época. São elas: Snowflakes, Coroa de Natal, Natal, Bolas de Natal, Pendentes e Azevinhos – esta última com a adição de 6 novas peças que foram lançadas em Outubro deste ano (2024). Apesar de sentirmos um acréscimo significativo da procura das peças destas coleções no Natal, atualmente já as produzimos durante quase todo ano – fruto do crescimento da marca e dos envios de produto para destinos cada vez mais longínquos onde o cliente prepara esta época com meses de antecedência. Na realidade qualquer peça Bordallo Pinheiro se torna num presente perfeito, desde as coleções mais icónicas da marca como as Couves e as andorinhas até às mais recentes como a Cloudy Butterflies, Gudrun e Olival – é essa a magia da transversalidade do que produzimos.

Nesta altura, o volume de embrulhos e as dedicatórias personalizadas de quem quer transformar um objeto num presente especial aumentam e tudo isto dá um brilho diferente à forma como trabalhamos – saber que o que passa nas nossas mãos chegará à casa de um cliente feliz, enche-nos de orgulho – e as nossas peças passam literalmente nas mãos de várias pessoas que com a sua experiência e talento lhes dão forma, vida e cor. Adicionalmente, a responsabilidade de entregar as encomendas nos timings certos, principalmente nesta altura do ano onde não há margem para falhas, exige que toda a equipa esteja alinhada e unida.

Uma peça Bordallo Pinheiro traz para junto de quem as compra (ou de quem as recebe) muito mais que uma peça de cerâmica – traz tradição, portugalidade, criatividade, paixão e dedicação.

Nádia Rodrigues, diretora da fábrica Bordallo Pinheiro

Segunda-feira, 02 Dezembro 2024 10:35


PUB