A iniciativa foi anunciada durante o Consumer Electronics Show (CES) em Las Vegas. Brian Krzanich, CEO da Intel, defendeu que se a sociedade quer se a missão é construir um mundo inteligente e conectado, é importante lembrar que atrás de cada dispositivo, jogo, sensor ou rede existe uma pessoa real, com sentimentos e necessidades de segurança reais.
Através do Hack Harassment, os intervenientes procuram encorajar outras empresas a utilizar a inovação para combater o assédio, nomeadamente da indústria tecnológica, dos media, organizações sem fins lucrativos, universidades, influenciadores, líderes de opinião pública e membros de comunidades online.
Sob o tema do assédio online, a Intel, a Vox Media, a Re/Code e a Fundação Born This Way realizaram um inquérito a profissionais da tecnologia. Entre as conclusões, regista-se que 84% dos inquiridos considera que há um risco de vida e impacto emocional na pessoa assediada, sobretudo na sua reputação (75%), e há também risco de automutilação (66%).
Quanto a possíveis soluções, 75% dos profissionais aconselha à criação de um código universal de conduta online, 51% defende o bloqueio de endereços IP pertencentes aos atacantes e 47% sugere o desenvolvimento de ferramentas de bloqueio e reporte de conteúdos agressivos.

