Marcas apostam na rede social Pinterest

Marcas apostam na rede social Pinterest
A rede social Pinterest teve um crescimento rápido e expressivo, potenciando a atenção e o interesse do mercado em seu torno. A rede social tornou-se uma das principais ferramentas de organização temática de ideias, criatividade e inspiração relacionada com interesses e paixões, com forte impacto junto dos consumidores, profissionais e marcas. Esta é a conclusão da OMG Consulting.

O buzz gerado em volta da plataforma social de partilha de ideias e inspirações advém da sua originalidade; ao contrário das outras redes sociais, o Pinterest não pretende colecionar amigos ou fãs ou contactar profissionais, mas antes colecionar boas ideias e organizá-las.

Esta rede social tornou-se, no início do ano, um verdadeiro hot topic no panorama social da web, tendo registado um dos mais elevados crescimentos ao atingir dez milhões de utilizadores mensais únicos nos Estados Unidos da América, de uma forma mais rápida do que qualquer outra rede social, segundo revela a OMG Consulting.

Também noutros países a plataforma social continuou a crescer. Apesar de um ritmo mais brando nos últimos tempos, os mais recentes dados do Comscore (Worldwide) registam, aproximadamente, 30 milhões de visitantes únicos em abril (mais 12 por cento do que no mês anterior). “Um post recente do blog corporativo do Pinterest a solicitar tradutores para as edições locais (francês, alemão, japonês, português e espanhol) é mais um sinal da sua internacionalização”, adianta.

Em Portugal, o Pinterest obteve também uma crescente adesão. De acordo com os dados de maio do Comscore, são cerca de 60 mil utilizadores, o que coloca a rede social na 18ª mais relevante e com um crescimento de 650 por cento face aos números de janeiro também deste ano (oito mil users). Os pinners portugueses são maioritariamente jovens – cerca de 55 por cento estão entre os 15 e os 34 anos – e com um perfil equilibrado entre os sexos – 44 por cento masculino e 56 por cento feminino.

As mulheres ativas com poder de compra médio/elevado, com interesse em decoração, moda, design, viagens ou gastronomia traçam o perfil geral da rede social, moldando grande parte do conteúdo e, consequentemente, das marcas aí presentes. Todavia, a base de audiência está a aumentar e a tornar-se mais diversificada com o share do sexo masculino a crescer. Atualmente, o split situa-se entre os 38 por cento versus 62 por cento.

Dado que a base de consumidores iniciais é, maioritariamente, do sexo feminino, as marcas que predominam o Pinterest, sobretudo nos Estados Unidos da América, são de decoração, moda, design e gastronomia. Contudo, o leque de insígnias presentes começa também a ser cada vez mais diversificado em termos de categorias e áreas de interesse, procurando tirar o máximo partido das vantagens de mais uma rede social que cativa os utilizadores. “As marcas apenas têm de escolher como querem estar presentes e qual a melhor maneira de dinamizarem”, avança a OMG Consulting.

Adicionar ao site da marca o botão “pin” torna-se fundamental, de modo a facilitar a partilha de imagens mais fácil e imediata, ajudando a insígnia a expor-se a uma audiência mais alargada. Fazer “Re-Pin” dos seguidores torna a relação mais interessantes para eles. “O Pinterest não deverá ser uma plataforma puramente promocional, deverá haver o cuidado de ver os boards dos followers e sempre que haja conteúdos que expresse os valores da marca, ‘re-pin it’. A marca poderá ser seguidora de todos aqueles que põem ‘pins’ sobre ela (provavelmente serão os melhores clientes, os mais fiéis)”, adianta agência.

Fonte: LPM

Quinta-feira, 19 Julho 2012 09:48


PUB