Agora, o atual primeiro-ministro espanhol, Mariano Rajoy, anunciou o corte de 200 milhões de euros nas dotações que serão transferidas para a empresa pública de comunicação, a qual contava, inicialmente, com um orçamento de 1,2 mil milhões de euros. Por isso, o conselho de administração da TVE reúne-se amanhã para estudar a possibilidade de voltar a conter publicidade ao longo das emissões.
Quando em 2010 foi imposto o fim da publicidade na televisão pública espanhola, o governo introduziu um modelo de financiamento com base em dotações do Estado, de 550 milhões de euros, de modo a compensar o desvio de cerca de 500 milhões de receitas em publicidade previsto.
Agora, com a redução de 20 por cento nas receitas da empresa, a administração considera que os mil milhões de euros de receitas não vão ser suficientes para suportar o atual modelo de serviço público.
Para além da hipótese de a TVE voltar a ter publicidade, existe ainda a possibilidade de se fechar um dos seis canais da televisão pública (1, 2, Canal24Horas, Clan, Teledeporte ou TVE-HD) e vender os direitos desportivos que tem em posse.
De acordo com o Jornal de Negócio, ontem, o El País noticiou que Santos Ruesga, administrador da empresa, iria propor ao “conselho de administração a inclusão de três minutos de publicidade por hora, o que poderia valer à empresa proveitos anuais da ordem dos cem milhões de euros”.
Fonte: Jornal de Negócios


