Nova Edição TASTE@QMdO

Provando que o casamento de um menu inspirado com a qualidade dos vinhos Monte d’Oiro é uma ligação vencedora está o sucesso do ciclo de almoços TASTE @QMdO. Um evento que nasceu de um objetivo claro de Francisco Bento dos Santos: cruzar os vinhos da sua quinta com correntes gastronómicas menos exploradas ou com ligações inesperadas de estilos de cozinha.
A próxima edição TASTE@QMdO vai acontecer no próximo dia 22 de junho, sábado, com um almoço servido pelo chef Paulo Alves. Aplaudido o seu conhecimento da gastronomia japonesa – já premiado quando estava à frente do restaurante Kabuki, com uma estrela Michelin – Paulo Alves está atualmente por detrás (literalmente) do sushi bar do Praia no Parque onde, num menu único de almoço, pratica uma cozinha de proximidade na qual se destacam os ingredientes do mar – do oceano Atlântico, mais concretamente.
Nesta edição do TASTE@QMdO o desafio é uma harmonização dupla: a da gastronomia portuguesa com a japonesa e a dos pratos criados com os vinhos selecionados entre as várias referências Monte d’Oiro.
O menu será composto por cinco momentos, harmonizados com vinhos especialmente escolhidos por Francisco Bento dos Santos para o dia, que incluem colheitas recentes, mas também algumas raridades do produtor. Assim, o almoço terá início com uma Gamba Vermelha, Salmorejo acompanhada pelo Quinta do Monte d’Oiro Reserva Rosé 2022. Seguir-se-á o Bulhão pato, Taglietelle de Lula (Quinta do Monte d’Oiro Arinto 2019). Entrará em cena depois o Atum Ikura (com uma dupla de vinhos: Quinta do Monte d’Oiro Reserva Branco 2021 e Quinta do Monte d’Oiro Tinto 2014) e, por fim, a Massada de Peixe (servido com o Quinta do Monte d’Oiro Cabernet Franc 2021). Um menu composto exclusivamente por peixe e marisco que culminará numa sobremesa de Alperce, Nata.
O perfil gastronómico dos vinhos da Quinta do Monte d’Oiro sempre foi reconhecido, assim como a sua ligação histórica à alta cozinha. Foi a partir deste princípio, mas querendo atualizar as regras do jogo, que Francisco Bento dos Santos criou os almoços TASTE@QMdO.
A missão é apenas uma: explorar a ligação dos vinhos da quinta com as diversas correntes gastronómicas que se destacam hoje em dia em Portugal. Sem barreiras previamente impostas ao estilo de cozinha, apenas com o desejo de usufruir da relação ímpar que sempre existirá entre comida e vinho.
“Os nossos vinhos têm uma alma gastronómica, são criados com a clara intenção de serem bebidos à mesa. São transversais e interclassistas. Do fine dining à taberna, do restaurante tradicional à nova cozinha portuguesa, esse mundo global e sem fronteiras é o nosso território. Os almoços TASTE@QMdO resultam da vontade de juntar os nossos vinhos a várias correntes de cozinha. Sem rótulos, sem barreiras, apenas pelo prazer de desfrutar de boa comida acompanhada por bons vinhos”, Francisco Bento dos Santos, diretor geral da Quinta do Monte D’Oiro
Excelência é a palavra que premeia todas as edições do TASTE@QMdO. Tanto em relação aos vinhos escolhidos para serem servidos, alguns dos quais verdadeiras raridades, assim como os ingredientes utilizados pelos chefs convidados no menu. Desta vez, será um mergulho na raiz japonesa de Paulo Alves que, tal como todos os outros chefs anteriores, terá de sair da sua zona de conforto para criar pratos que vão de encontro às características dos vinhos da Quinta do Monte d’Oiro.

Quinta-feira, 23 Maio 2024 09:00


PUB