Sogevinus passa a Kopke Group

Após quase três décadas de atividade no setor vitivinícola, o grupo Sogevinus apresenta-se agora ao mercado com uma nova identidade corporativa – Kopke Group by Escotet Family Estates – e um novo lema – “Honrar e Desafiar”. A imagem foi desenvolvida pela Wonder\Why.

Sogevinus passa a Kopke Group

A mudança de nome marca uma nova etapa na estratégia da empresa, assente na valorização do produto, reforço da internacionalização e aprofundamento do enoturismo, “mantendo viva a herança das suas marcas históricas”.

A designação adotada tira partido do peso simbólico da Kopke – a mais antiga marca de vinho do Porto, com origens em 1638 –, que passa a dar nome ao grupo. Todas as restantes marcas do portefólio, como Burmester, Cálem, Barros, Velhotes, Quintas de São Luiz e Quinta da Boavista, preservam a respetiva identidade, ficando agora reunidas sob a chancela do Kopke Group. Este reposicionamento será particularmente visível na forma como o grupo se apresenta nos mercados internacionais, entre os quais se destacam os Países Baixos, Dinamarca, EUA, Reino Unido, Coreia do Sul, França e Canadá, a par de uma crescente procura em países como Espanha e Brasil.

De acordo com o grupo, esta mudança de nome e imagem corporativa traduz a transição de um modelo orientado para o volume para uma lógica de diferenciação e excelência. Ao mesmo tempo, pretende homenagear a história e o prestígio das marcas do universo Sogevinus.

A incorporação do nome Escotet na identidade institucional visa assinalar o envolvimento direto da família no projeto, bem como a visão de longo prazo para a construção de um grupo de vinhos de “referência internacional”. Este é, segundo o grupo, um compromisso assumido com Portugal, com os vinhos do Douro e do Porto, e com a sustentabilidade do setor.

Já a assinatura de marca – “Honrar e Desafiar” – traduz a dicotomia de forças opostas que dinamizam o grupo, isto é, a procura de equilíbrio entre preservação de legado e projeção de futuro.

A nova identidade visual parte de um símbolo já presente na era Sogevinus: um cacho de uvas que remete para as diferentes fases da produção de vinho. Agora, oito cachos organizados em círculo formam uma estrela ao centro – representação simbólica das etapas do ciclo vitivinícola: Terroir, Cuidado da Vinha, Vindima, Vinificação, Envelhecimento, Engarrafamento, Comercialização e Experiência.

“Esta nova identidade corporativa representa um passo estratégico na afirmação do nosso propósito: criar um grupo de vinhos com reconhecimento internacional, assente em marcas com história, excelência e autenticidade”, afirma o CEO do Kopke Group, Pedro Braga.

Também o presidente do conselho de administração do Kopke Group e da Abanca, Juan Carlos Escotet, reforça o caráter pessoal do compromisso com o Douro: “A nossa família sente uma profunda admiração pelo Douro – pela sua história, beleza e importância cultural. Associar o nosso nome a este projeto é um ato de compromisso com Portugal, com esta região única e com o futuro de um setor com enorme potencial. Queremos contribuir para que o Douro continue a ser uma referência mundial na produção de vinhos de excelência.”

Sofia Dutra

 

Sexta-feira, 30 Maio 2025 11:01


PUB