TOUS celebra o 40.º aniversário do seu icónico Urso

A TOUS, uma das principais empresas mundiais de joalharia, celebra o 40.º aniversário do seu icónico Urso, lançado em 1985 e atualmente reconhecido como um design de referência e parte do imaginário coletivo em mercados de todo o mundo.

Para assinalar esta data, e sob o mote Happy Bear Day, a TOUS apresentou um logótipo comemorativo que presta homenagem à essência original do emblema da marca. Um ícone que transcendeu gerações e acompanhou clientes ao longo de quatro décadas. A sua personalidade, simbolismo e capacidade de se reinventar continuamente são razões mais do que suficientes para celebrar. É por isso que, hoje, a marca funde 40 anos de juventude com uma homenagem à silhueta do primeiro Urso TOUS. Este lançamento marca o arranque de quatro meses de celebrações globais que se estendem até ao final do ano.

Desde a sua criação, o Urso foi reinterpretado em inúmeras versões, materiais e dimensões, adaptando-se a tendências e colaborando com diferentes criadores e artistas de todo o mundo. Em 2017, um dos primeiros protótipos foi integrado na coleção do Museu do Design de Barcelona, reconhecendo o seu legado como expressão artística e a sua popularidade intemporal.

Para celebrar esta viagem criativa, a TOUS irá lançar até quarenta Ursos, criados através de diferentes técnicas de joalharia e em diversos materiais e acabamentos, incluindo edições especiais e limitadas. Estas peças, concebidas como um tributo à criatividade, estarão disponíveis a partir de outubro.

Ao longo de quatro décadas, o Urso tem incarnado a visão da TOUS da joalharia como veículo de autoexpressão. Foram os clientes que o elevaram a ícone e lhe deram significado, escrevendo as suas próprias histórias com ele.

A história do Urso é também a história da transformação da TOUS numa marca global. Nasceu no mesmo ano em que a empresa abriu a sua primeira loja fora de Manresa, em Lleida, confirmando o sucesso do design. Posteriormente, em 1989, com a abertura da primeira loja em Barcelona, na véspera dos Jogos Olímpicos, abriram-se as portas para o mundo e consolidou-se o estatuto de ícone.

Hoje, a TOUS está presente em 40 mercados com mais de 600 lojas, para além do canal online, e o Urso já percorreu cinco continentes, com versões que prestam homenagem a diferentes culturas.

A origem do urso

Corria o ano de 1985 quando Rosa Oriol preparava uma coleção de pendentes. Ao passar por uma montra de brinquedos em Milão, viu um ursinho de peluche e decidiu transformá-lo em joia. De regresso à oficina, trabalhou com um joalheiro até dar vida à ideia: um design simples, fácil de reproduzir em lâminas de ouro, que representasse o afeto de forma universal e inesperada no mundo da joalharia.

A peça foi lançada como parte de uma coleção que incluía também um elefante, uma menina, um menino, um coração, uma casa, um carro e uma coruja, mas foi o Urso que despertou verdadeiro entusiasmo entre os clientes.

A decisão de Rosa Oriol de levar o clássico ursinho de peluche para o universo da joalharia nasceu de uma visão criativa, ousada e repleta de humor, valores que continuam a moldar a filosofia da TOUS até hoje.

Em 2021, a família ganhou um novo membro: o BOLD BEAR, uma versão mais arrojada e tridimensional do Urso clássico. Esta evolução abriu portas a novas explorações criativas em materiais e tamanhos e terá também um papel central nas celebrações do 40.º aniversário.

Quarta-feira, 08 Outubro 2025 11:16


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