Como reinventar um centro consolidado sem perder a sua essência? Esta foi a questão central da Nhood no recente rebranding do Forum Montijo. Em setembro de 2025, após ser vendido a um novo proprietário, o espaço voltou a chamar-se Forum Montijo, nome que os visitantes nunca deixaram de usar. Sob o claim “Olá de novo”, esta mudança foi mais do que um exercício de naming: foi o resultado de escuta ativa, análise de insights e leitura do território.
Poucas transformações são tão exigentes como mudar a identidade de um espaço que faz parte da vida das pessoas há mais de duas décadas. Requer estratégia, consistência e gestão cuidadosa, para garantir confiança, acolhimento e uma transição fluida. A resposta estava clara: na voz da comunidade, que nunca deixou de usar o nome de origem. Ao reconhecer esta prevalência, conseguimos responder eficazmente a um vínculo emocional.
Assim, conseguimos aliar comunicação, identidade, gestão e estratégia ao que verdadeiramente importa: as pessoas que habitam e dão vida ao território. Este rebranding demonstra, por isso, que as marcas podem caminhar lado a lado com a comunidade, e inovar numa lógica de continuidade, sem mudanças bruscas de direção.
O (novo) Forum Montijo é, para a Nhood, enquanto gestora do ativo, um exemplo de placemaking estratégico: reforçámos o sentimento de pertença e a ligação com a comunidade, continuando a apostar numa experiência de qualidade, com uma ampla oferta de lojas e serviços, criando valor para todos: habitantes, lojistas e proprietário.
Mais do que gerir centros comerciais, na Nhood construímos ecossistemas urbanos vivos, que combinam comércio, serviços, cultura, lazer e bem-estar. Dizer “Olá de novo” ao Forum Montijo foi reconhecer o ADN de um ativo que nunca perdeu identidade — e também provar o know-how, a visão e a coragem para conduzir regenerações que respeitam a essência, reforçam a proximidade e valorizam continuamente os espaços.
Sabemos que os portugueses gostam de se “sentir em casa”, e sentimos que esta mudança respondeu ao desafio de bem receber cada visitante, cada momento e cada história. Estamos prontos para os próximos capítulos.
Maura Teixeira, Marketing & Innovation Iberian Director da Nhood

