Com um hotel planeado no Porto, a MEININGER Hotels passa também a estar presente em Portugal, reforçando a sua rede em toda a Europa. Em parceria com a Eiffage Immobilier e a Covivio, está a ser desenvolvido um novo e moderno edifício na Rua Pinto Bessa, 320. Um total de 228 quartos com 834 camas vai ser construído numa área de 9.150 metros quadrados, complementado por 11 lugares de estacionamento. O projecto hoteleiro visa a certificação BREEAM com a classificação “Muito Bom” e será o primeiro em Portugal a ser certificado segundo a norma LCBI. A abertura está prevista para o primeiro trimestre de 2028.
“Após os recentes anúncios da entrada nos mercados de Espanha (com aberturas anunciadas em Barcelona e Madrid) e no Reino Unido (com abertura em Edimburgo), podemos agora anunciar a nossa expansão para Portugal. A nossa primeira unidade no Porto localiza-se no dinâmico bairro do Bonfim. Juntamente com os nossos parceiros Eiffage Immobilier e Covivio, estamos a criar um espaço onde viajantes de todo o mundo vão poder viver a diversidade e a abertura desta metrópole portuguesa,” afirma Ajit Menon, CEO da MEININGER Hotels.
O conceito híbrido inovador do novo hotel destina-se ao público habitual da MEININGER, que inclui famílias, grupos, viajantes mochileiros, viajantes em negócios e hóspedes individuais. Esta diversidade reflete-se igualmente na cuidada distribuição dos quartos: estão previstos 21 quartos duplos, 70 triplos, 120 quádruplos e 17 espaçosos quartos com seis camas.
Bonfim: Um polo de criatividade e tendências
O Porto é sinónimo de inovação, criatividade e diversidade, valores que a MEININGER Hotels também incorpora no seu conceito híbrido de hostel e hotel: central, flexível e aberto a todos. De acordo com o Instituto Nacional de Estatística, a região do Porto e do Norte de Portugal registaram, em 2024, quase 7 milhões de hóspedes e mais de 13 milhões de dormidas. A cidade impressiona pelo seu património cultural bem preservado, pelo mundialmente famoso vinho do Porto, pela gastronomia local diversificada e pelos inúmeros festivais e eventos. Aqui, a arquitetura medieval e barroca cruzam-se com o design contemporâneo, desde o centro histórico (Património Mundial da UNESCO), a Ponte Dom Luís I e o Palácio da Bolsa, à Casa da Música e ao Museu de Serralves.
Nos últimos anos, o bairro do Bonfim tem-se afirmado como uma das zonas mais trendy da cidade, marcado por galerias, lojas inovadoras e uma vibrante oferta gastronómica ao longo do rio Douro. A localização do novo hotel MEININGER oferece excelentes ligações de transporte às principais atrações da cidade e ao aeroporto. O Terminal Intermodal de Campanhã, com conexões de metro, comboio e autocarro, fica a apenas alguns minutos. Está ainda prevista, até 2030, uma ligação ferroviária de alta velocidade a Lisboa, que permitirá reduzir o tempo de viagem entre as duas cidades em cerca de uma hora e meia.
